icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Católicos fazem procissão em comemoração ao dia de São Pedro

Paróquia também fará procissão por mar, saindo da praia da Penha às 15h desta sexta-feira (29) e indo até praia de Tambaú.

Publicado em 29/06/2012 às 8:00

Hoje é dia de São Pedro e, para homenagear o santo conhecido como padroeiro dos pescadores, a Paróquia São Pedro Pescador e os pescadores da Penha organizaram em João Pessoa procissões que acontecem em terra e mar. A procissão marítima, a já tradicional barqueata, sai da praia da Penha por volta das 15h e chega em Tambaú às 16h, de lá segue para a matriz da paróquia em Manaíra.

Organizada pelos próprios pescadores da Penha, a barqueata completa 15 anos hoje. De acordo com o diácono da Paróquia São Pedro Pescador, Jorge Ivan do Nascimento, a homenagem é uma festa repleta de fé e cores. Ainda segundo o diácono, são esperados hoje mais de 30 barcos acompanhando a procissão, que tem previsão de chegar na orla de Tambaú, nas proximidades do Mercado de Peixe, às 16h.

Já em terra firme, é a Paróquia São Pedro Pescador que fica à frente da homenagem. Os pescadores se juntam aos que aguardam a chegada da imagem e seguem todos a pé para a igreja matriz da paróquia, em Manaíra. “Sempre tem muita gente esperando em Tambaú. Nós recebemos e saudamos a imagem e vamos para a igreja, celebrar a missa solene”, explicou Jorge Ivan.

A missa está prevista para começar às 17h e vai ser celebrada pelo pároco Geraldo Magela.

FESTEJOS NO INTERIOR
Três municípios da Paraíba escolheram o São Pedro como o seu padroeiro e comemoram a data com muita música, dança e brincadeiras. A fogueira, os fogos e as bandeirolas também fazem parte da festa, como uma forma de agradecimento às chuvas. As cidades são Serra Redonda, no Agreste paraibano, com 7.050 habitantes; Caraúbas, no Cariri do Estado, com 3.889 habitantes; e Mamanguape, região Litoral, com 42.330, que tem como padroeiro, além de São Pedro, São Paulo. Segundo o padre Pedro Luiz Santos, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde está localizada a comunidade de São Pedro, em Campina Grande, o santo é conhecido como o “guardião do céu”
Para a agricultora Sandra Dantas, o santo é um dos seus preferidos pela proximidade com Jesus Cristo. “Toda minha família depende da agricultura. Quando chove no dia de São Pedro, já sabemos que os próximos dias serão melhores".

No Parque do Povo, em Campina Grande, o Recanto Junino espera os fiéis para entenderem um pouco mais da história do santo. (Isabela Alencar)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp