icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Catraca na porta de saída dos ônibus de João Pessoa irrita passageiros

Motoristas também reclamam da roleta na parte traseira dos veículos por atrasar a saída.

Publicado em 08/06/2016 às 15:53

A utilização de catraca na porta traseira dos ônibus coletivos em João Pessoa tem irritado os passageiros. A reclamação generalizada é que o impedimento da livre descida atrasa a saída e ainda gera confusão com motoristas que estão sempre com pressa.

“Agora ficou tudo mais complicado. Tem um verdadeiro labirinto para descer dos ônibus e ficou mais demorado. Na hora de descer tem que passar de um em um e com dificuldades pela roleta, com isso, os motoristas querem fechar as portas e arrancar, provocando gritaria e confusão todos os dias nos coletivos”, comenta Maria de Lourdes, doméstica que utiliza o transporte coletivo diariamente para ir ao trabalho.

Para a doméstica, a situação só tem piorado para os passageiros. “Antes mudaram para a entrada pela frente e com isso os motoristas não enxergam quem está descendo e as vezes fecham a porta ou até passam da parada porque não sabem que tem alguém para descer. Agora com essa catraca ficou mais demorado e tomou muito espaço dentro do ônibus, deixando todo mundo mais espremido”, comenta.

Já o estudante Márcio Henrique de Melo, o problema acontece principalmente nas horas de maior movimento quando muitas pessoas querem descer e os motoristas ficam querendo sair com os veículos. “Não sei por que eles não abrem a porta do meio e deixam as pessoas saírem normalmente. Com essa catraca só aumenta o tempo e eles ficam apressados e os passageiros precisando gritar o famoso ‘Vai descer’ para não passar do ponto de parada”, esclarece o jovem que estuda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

De acordo com um motorista da empresa Transnacional, que preferiu não se identificar, o motivo alegado para colocação da catraca na parte traseira dos ônibus é evitar o ingresso de pessoas sem pagar passagem.

“A ideia é dificultar a ação daqueles que entram sem querer pagar passagem, mas a colocação de catraca realmente prejudica nosso trabalho. Demora muito mais para os passageiros saírem do veículo e isso atrasa todo itinerário que temos um tempo curto para cumprir”, destaca o motorista.

O motorista da Transnacional também explica que a orientação é não abrir a porta do meio dos veículos para descida. “A porta do meio é para ser usada apenas para a entrada de idosos e outros passageiros que possuem gratuidade, mas na hora do tumulto nós acabamos abrindo para saída também para evitar confusão com passageiros”, esclarece.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou diversas vezes contato com a AETC (Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos-JP), mas não conseguiu informações sobre o novo sistema implantado nos ônibus coletivos em João Pessoa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp