VIDA URBANA
Cehap faz parceria com PMCG para construir novas casas
Reunião também contou com a presença da secretária de Interiorização e da Ação do Governo, Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo.
Publicado em 09/12/2009 às 14:08
Da Codecom-CG
O presidente da Companhia Estadual da Habitação Popular (CEHAP), Carlos Mangueira, esteve nesta quarta-feira (9) em Campina Grande, quando se reuniu com o secretário de Planejamento Alexandre Almeida, com o objetivo de firmar parceria para a construção de novas unidades habitacionais na cidade. A reunião também contou com a presença da secretária de Interiorização e da Ação do Governo, Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo.
Conforme explicou Carlos Mangueira, a idéia do governador José Maranhão é usar alguns terrenos públicos estaduais em Campina Grande para a construção de casas (ou apartamentos) sendo que a Prefeitura Municipal seria parceira do empreendimento, dando uma contrapartida de várias ações e na infraestrutura dos imóveis. A parceria também inclui o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, a quem cabe a liberação dos recursos e a construção da obra.
A princípio a meta seria a construção de duas mil unidades habitacionais (em se tratando de casas), mas este número pode ser ampliado para três mil se forem construídos apartamentos. Seriam 16 blocos de apartamentos e o investimento financeiro seria na ordem de R$ 120 milhões. Para a construção das casas os recursos seriam em torno de R$ 80 milhões.
Carlos Mangueira disse que hoje na Paraíba o déficit habitacional gira em torno de 120 mil unidades habitacionais. Somente em Campina Grande, nas últimas inscrições realizadas, cerca de 16 mil pessoas buscaram adquirir um imóvel. Caso a parceria seja mesmo concretizada, depois de todo o processo de elaboração dos projetos e licitações, a previsão da abertura de inscrições é o mês de abril de 2010. O prazo de construção das unidades habitacionais é de um ano, por parte Ca Caixa Econômica Federal.
A determinação do governador José Maranhão é para a CEHAP cumpra rigorosamente os critérios de seleção para a entrega das novas unidades habitacionais, para que não haja tratamentos políticos já registrados em governos passados. Entre os critérios está o fato de que a escritura deve ser sair no nome da mulher mãe de família, já que geralmente os homens tem a tendência de querer vender o imóvel assim que tomam posse dele. Outros pontos importantes é que 5% dos imóveis sejam destinados para famílias que tem pessoas idosas e 3% para as famílias que tenham pessoas com deficiências.
Conjuntos inacabados
Outro assunto tratado pelo presidente da CEHAP em Campina Grande nesta quarta-feira foi a questão dos conjuntos habitacionais inacabados, a exemplo do Colinas do Sol e Novo Cruzeiro, onde as casas estão quase prontas, mas as obras estão paralisadas por vários motivos. Um desses motivos, conforme explicou Carlos Mangueira, foram os defeitos nos projetos, mas todos já foram construídos e as obras serão retomadas em breve para a conclusão dos imóveis. A previsão é de que a partir de março de 2010 as unidades habitacionais comecem a ser entregues. Ao todo são 1.378 imóveis.
A secretária Ana Cláudia disse que além da entrega desses imóveis outra importante notícia é a construção de uma creche no Bairro da Glória, obra que foi incluída no projeto pelo governo atual. O projeto já está em andamento e em breve o governador Maranhão deve assinar a ordem de serviço para o início dos trabalhos. O governador também visitar o local ainda este ano, para ver de perto o canteiro de obras do empreendimento.
Comentários