VIDA URBANA
Cemitérios de João Pessoa estarão fechados para visitação durante o Dia dos Pais
Medida visa evitar aglomerações nos espaços por causa da pandemia da Covid-19.
Publicado em 07/08/2020 às 19:10 | Atualizado em 09/08/2020 às 9:39
Neste domingo (9), dia em que será comemorado o Dia dos Pais, os cemitérios públicos e privados de João Pessoa estarão fechados. A medida da Prefeitura de João Pessoa, que também aconteceu no Dia das Mães, tem como objetivo evitar a proliferação do novo coronavírus, através da prática do distanciamento social. Desde 31 de março, os velórios na Capital foram suspensos.
A orientação é de que as famílias evitem se dirigir ao local e que façam as suas homenagens em casa, evitando aglomerações. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Zennedy Bezerra, o significado da data é importante para muitas pessoas, mas segundo ele, o momento ainda é de prevenção.
“Contamos com a compreensão da população para que neste domingo, façam suas orações em casa. O objetivo é garantir que não haja aglomeração, o que seria inevitável se abríssemos os cemitérios na data. Como ocorre no Dia das Mães e Dia de Finados, esses locais ficam lotados e precisamos estar vigilantes quanto às medidas de prevenção à Covid-19”, disse Zennedy.
As celebrações nos cemitérios estão suspensas desde o mês de março, quando a Prefeitura de João Pessoa divulgou os protocolos de saúde a ser seguidos. Seguindo as orientações publicadas em decreto municipal, sepultamentos de pessoas que não foram vítimas da Covid-19 podem contar com a presença de, no máximo, dez pessoas.
No caso de vítimas da doença, apenas uma pessoa é permitida. O atendimento ao público segue acontecendo em horário reduzido, das 9h às 16h. Já a parte de sepultamento está sendo realizada conforme a demanda, a qualquer hora do dia.
Em Campina Grande
Na Rainha da Borborema, os cemitérios estarão abertos ao longo deste domingo (9), Dia dos Pais. De acordo com a prefeitura do município, agentes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) vão fiscalizar possíveis aglomerações nos locais, para prevenir a disseminação da Covid-19.
Comentários