icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Centro de João Pessoa será monitorado por 20 câmeras em abril

Instalação dos equipamentos nas ruas da capital paraibana custou mais de R$ 3 milhões.

Publicado em 26/03/2015 às 6:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 11:09

O Centro de João Pessoa deverá receber, até o fim deste mês, 20 câmeras de videomonitoramento. Conforme o secretário Segurança Urbana e Cidadania do Município (Semusb), Geraldo Amorim, os trabalhos de instalação dos postes que receberão os equipamentos começaram no início de março e devem terminar na próxima semana, com a instalação das câmeras. A previsão é de que as ações policiais comecem já nas primeiras semanas do mês de abril. O investimento, que será na ordem de R$ 3,9 milhões, faz parte do projeto 'Crack, é Possível Vencer', do governo federal, e tem como objetivo contribuir no combate às drogas bem como auxiliar na inibição de ações criminosas na capital.

O secretário Geraldo Amorim explicou que a previsão era de que a instalação desses equipamentos ocorresse até o final do ano passado, contudo, por envolver parte do Centro Histórico da cidade, o projeto precisou passar pelo crivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que exigiu algumas adequações. “Perdemos quase todo o ano passado na questão das câmeras que serão instaladas no Centro Histórico, pois o Iphan não permitiu a instalação dos postes (que comportarão as câmeras) em algumas calçadas. Mudando um poste precisamos mudar tudo. Então o Iphan pediu que assinássemos um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), no qual nos comprometemos a retirar os postes de alguns pontos”, explicou.

Devido ao impasse com o Iphan, a empresa contratada para realizar os serviços foi para outros Estados, conforme Amorim, o que atrapalhou ainda mais a continuidade das instalações, que só começaram efetivamente este mês, com a colocação dos postes. Até o momento, 17 postes foram instalados de um total de 20, que abrigarão as câmeras, e mais sete torres florestais, que receberão rebatedores de sinal, que transmitirão o que for captado pelas câmeras para um micro-ônibus.

“A instalação dos postes só não terminou ainda por conta das chuvas. Estamos instalando sempre nos fins de semana e no último, que era quando devíamos ter terminado, elas não colaboraram. Esperamos que a previsão do tempo ajude, porque dependerá dela o término dos trabalhos”, comentou o coordenador do videomonitoramento da Semusb, Major Junior, rebatendo a certeza dada pelo secretário da pasta quanto a uma possível previsão de início das ações na área.
Apesar dessa incerteza ressaltada pelo Major Junior, o secretário Geraldo Amorim disse que as expectativas são de término das instalações e adequação do micro-ônibus o quanto antes.

Ele explicou que, ao todo, uma equipe de 30 homens está preparada para os mais diversos tipos de ações. “O micro-ônibus será configurado após a instalação de todas as câmeras, ele já foi adquirido. Ele estará equipado com computadores, oito monitores de 40 polegadas, banheiro, será um escritório no qual guardas municipais ficarão atentos às ocorrências”, disse, revelando que este será um trabalho conjunto com outras pastas.

O Centro da cidade será coberto por câmeras que monitorarão uma área de 3km, cada uma filmando um raio de 500 metros quadrados, que compreenderá todo o bairro, desde a avenida João Machado, no início das Trincheiras, até a entrada do Róger.

Do outro lado, as câmeras monitorarão a área que vai da estação ferroviária à Praça da Independência. O primeiro ponto a receber as ações será o Centro da cidade porque, conforme Geraldo Amorim, aquela é a região onde se registra cerca de 60% das ocorrências policiais. “A crackolândia, por exemplo, é no Centro”, argumentou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp