VIDA URBANA
Centro de Referência da Mulher completa 7 anos
Serviço auxiliou mais de três mil mulheres desde sua fundação.
Publicado em 10/09/2014 às 15:37
O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB), serviço especializado no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, promove uma série de atividades nesta sexta-feira (12) para marcar seus sete anos de atividade. Desde a fundação, o Centro, que é subordinado à Prefeitura Municipal de João Pessoa, já prestou atendimento para mais de três mil mulheres.
A programação do evento na sexta-feira começa às 8h e conta com aulas de yoga, oficinas, performance e exposição de artesanato com produtos confeccionados pelas usuárias do centro. Além disso, durante todo o mês de setembro, o CRMEB retoma o diálogo com as comunidades ao ministrar palestras sobre violência contra a mulher e a importância da Lei Maria da Penha. Outras instituições atuantes na área e representantes do movimento feminista também participarão da programação.
Para a coordenadora do CRMEB, Liliane Oliveira, o serviço tem sido essencial no enfrentamento à violência contra mulher. De acordo com ela, nenhuma usuária do Centro foi morta depois de passar pelo atendimento, e grande parte delas está livre do ciclo de violência. “A maioria das mulheres que aparecem na mídia assassinadas não passou por um serviço de atendimento à vítima de violência”, disse Liliane. “À medida que elas procuram o serviço e passam a ter a clareza do risco que estão vivendo, elas passam a se prevenir”.
Programação
As atividades do dia 12 serão realizadas na sede do serviço, na Rua Afonso Campos, 111, Centro. A programação mensal completa pode ser conferida abaixo:
Dia 12 de setembro – sede do CRMEB
Manhã
8h - Acolhimento com terapeuta
8h30 - Abertura com a participação da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Borges, e da coordenadora do CRM, Liliane Oliveira.
09h30 - Aula de Yoga
10h - Performance
10h30 - Coffee Breack
11h - Oficina de Reflexologia
Tarde
14h - Oficina de Reflexologia
15h - Oficina da Racco
16h10 - Encerramento com Yogadance
Dia 13 de setembro – auditório da Universidade Federal da Paraíba
10h – Palestra sobre violência doméstica
Dia 18 de setembro - sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município
14h – Avanços da Lei Maria da Penha
Comentários