VIDA URBANA
Cerca de 400 mil alunos ficam sem aula nestas terça e quarta
Todos os professores participarão da paralisação. O efetivo mínimo exigido, de 30%, é de funcionários da Secretaria da Educação ou que estão nas Regiões de Ensino.
Publicado em 22/03/2011 às 9:00
Da Redação
Os professores da rede estadual de ensino vão paralisar suas atividades nesta terça (22) e quarta-feira. Dos 16 mil servidores, cerca de 11,2 mil participarão da manifestação. Os outros 30%, que não vão interromper os serviços, são funcionários da Secretaria de Educação ou estão nas Regiões de Ensino, cumprindo o efetivo mínimo exigido pela lei.
A previsão é de que 400 mil alunos fiquem sem assistir aulas durantes esses dois dias. “Mas os alunos não tiveram ainda nenhuma aula de verdade, qualitativa, por causa da falta de estrutura dada pela Secretaria e pelo governador”, reivindicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep), Antônio Arruda.
Apesar do aviso do secretário da Educação do Estado de que quem não comparecer às escolas terá a falta descontada no salário, Antônio Arruda garantiu que, de forma alguma, isso prejudicará a manifestação.
Esses dois dias de paralisação servem como advertência para a assembleia que será realizada na sexta-feira, na qual será votado um indicativo de greve da categoria.
O Sintep reivindica o reajuste do piso nacional, de 13,73%. O argumento é de que o aumento já deveria ter sido aplicado pelo Governo do Estado em janeiro. A categoria ainda protesta pelo pagamento das gratificações dos servidores que não receberam em janeiro, além da nomeação de professores concursados e a realização de novos concursos.
Comentários