VIDA URBANA
CG ganha 20 novos leitos para tratar transtornos mentais
Além do atendimento médico, os pacientes terão apoio de uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.
Publicado em 08/09/2014 às 16:18
Vinte leitos para internação de pacientes com transtornos mentais foram abertos no Hospital Dr. Edgley Maciel, em Campina Grande. Usuários de crack, álcool e outras drogas também passam a ser atendidos no local. Com a inauguração, desde a última quinta-feira (4), os usuários que eram atendidos pelo Hospital Universitário Alcides Carneiro estão sendo transferidos.
Os leitos de saúde mental foram instalados em quatro enfermarias, sendo doze para adultos e oito para crianças e adolescentes. Além do atendimento médico, os pacientes terão apoio de uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. A proposta é humanizar os atendimentos e promover a reabilitação psicossocial.
De acordo com a secretária de saúde de Campina Grande, Eudezia Damaceno, os leitos receberão pacientes em surto psicótico e casos de overdose de usuários de álcool e outras drogas para desintoxicação. Estas pessoas terão seus quadros clínicos estabilizados, podendo ficar internadas por até trinta dias.
O hospital é o primeiro da Paraíba a contar com o serviço hospitalar de referência para tratar pessoas com transtorno mental e necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
Comentários