VIDA URBANA
CG promove ações culturais para mulheres
Programação envolve atividades culturais e palestras acerca de vários temas relacionados à atividade profissional do sexo feminino
Publicado em 08/03/2012 às 8:30
No Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, as homenagens ao Dia Internacional da Mulher começaram ontem de manhã e se estenderão até a tarde de hoje. A programação envolve atividades culturais e palestras acerca de vários temas relacionados à atividade profissional do sexo feminino e às dificuldades enfrentadas pelas funcionárias no exercício de sua profissão.
Palestras que abordam a atividade da mulher na política, a atuação da mulher no universo da comunicação, a aplicação da Lei Maria da Penha e a busca pela qualidade de vida, são alguns dos pontos apresentados pelo Núcleo de Recursos Humanos do Trauma, que promove o encontro. As atividades culturais ficam por conta da apresentação dos corais Adoradores de Cristo e Louvor e Adoração.
Também está na pauta do encontro assuntos que orientam como as mulheres devem proceder caso sofram com práticas de assédio moral em ambiente de trabalho, da mesma forma como prestar auxílio às vítimas de violência doméstica que são atendidas pela emergência do hospital. De acordo com a médica Vilma Lúcia, uma das organizadoras das atividades, este momento de reflexão é mais uma oportunidade de buscar alternativas para combater os casos de violência contra a mulher, sejam eles em caráter doméstico ou em ambiente de trabalho.
NA PRAÇA DA BANDEIRA
As mulheres de Campina Grande desde ontem são beneficiadas com ações de cidadania, saúde e beleza, realizadas gratuitamente na Praça da Bandeira, no centro da cidade. A programação foi iniciada na manhã de ontem, quando profissionais do município foram lembradas pelo trabalho desenvolvido na cidade.
Foram homenageadas a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, ginecologista Fátima Patrício; a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Maria das Dôres Meira, e a secretária de Saúde, Tatiana Medeiros.
Já na tarde de ontem, o Grupo Flor e Flor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, na Praça Clementino Procópio, uma manifestação de luto por todas as mulheres assassinadas, estupradas e violentadas no mundo.
A programação na Praça da Bandeira continuará sendo realizada durante todo o dia de hoje. As mulheres são beneficiadas com exames de mama, verificação de pressão arterial, consultas de vista, orientação sobre doenças e enfrentamento à violência contra o gênero feminino.
Elas também recebem tratamento de beleza, consultoria jurídica e cadastramento nas vagas de emprego do Sine municipal. (Alberto Simplício)
Comentários