VIDA URBANA
CG terá mais 3 linhas de ônibus integradas
Nova linha será acrescentada à Integração Temporal já no próximo mês e as outras duas em março, segundo a STTP.
Publicado em 25/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 10/01/2024 às 16:11
Mais linhas serão acrescentadas na Integração Temporal de transporte coletivo, em Campina Grande, que funciona através do pagamento de uma passagem e sua utilização por até 60 minutos em qualquer uma das rotas que estejam vinculadas ao sistema pegando até dois ônibus.
Segundo o superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Vicente Rocha, também serão integradas ao sistema as linhas vermelha, amarela e laranja, nos próximos dois meses. Hoje apenas uma linha, a 245, que percorre 16,4 quilômetros, está integrada. Por mês, são utilizadas 2,8 milhões de passagens na cidade.
Ele explicou que inicialmente será integrada a linha vermelha, a TP4, entre os bairros do Catolé e Santa Rosa, sem a necessidade de passar pelo Centro da cidade.
“A linha será acrescentada à integração a partir do próximo mês e já em março mais duas outras linhas, a amarela e laranja, também serão integradas. Essas duas linhas funcionam na região Oeste de Campina Grande, do bairro de Bodocongó ao das Malvinas, passando pela Ramadinha”, explicou. O superintendente contou que, paulatinamente, todas as 11 linhas, que possuem mais de 40 rotas, serão integradas ao sistema Temporal, mês a mês.
“O Terminal de Integração no Centro da cidade não será desativado, mas o passageiro que quiser utilizar o transporte, sem passar pelo Centro, poderá utilizar o sistema Temporal. Isso já está trazendo mais agilidade e rapidez na viagem. Os usuários terão a possibilidade de escolher entre os dois tipos de integração ”, contou.
Hoje Campina Grande possui uma frota de 223 ônibus e, segundo ele, não será necessário aumentar a quantidade de veículos, mesmo com uma mudança no sistema de transporte público.
O superintendente também chamou a atenção dos usuários para que utilizem o cartão “Vale Mais”, na expectativa de que os assaltos diminuam no sistema de transporte público. “Sem utilizar o dinheiro 'vivo' é possível que os ladrões se sintam mais coibidos”, frisou. Ele acrescentou dizendo que serão instalados mais 25 abrigos este ano nas paradas de ônibus e que outros 25 já foram fixados no ano passado.
“Além disso estamos fortalecendo as vistorias nos veículos, na tentativa de garantir maior segurança ao passageiro e também nas fiscalizações de trânsito, na expectativa de que os motoristas não desrespeitem as sinalizações”, contou.
A única linha em funcionamento através do sistema Temporal, a 245 (A e B), percorre 16,4 quilômetros de extensão, da sede da AACD até o Detran, beneficiando os bairros Severino Cabral, Bodocongó, Ramadinha, Malvinas e Rocha Cavalcante. Através do sistema Temporal, o usuário pode pegar até dois ônibus pagando apenas uma única passagem, tendo como referência a questão de tempo. O tempo de integração temporal (ou seja, intervalo máximo para passar o cartão por duas vezes e pagando apenas uma vez) é de 60 minutos.
Comentários