VIDA URBANA
CG: unidade em construção
População da Campina Grande também receberá atendimento de média e baixa complexidade na UPA, que será inaugurada em maio.
Publicado em 20/04/2012 às 6:30
A primeira Unidade de Ponto Atendimento (UPA) porte III da Paraíba, que está sendo construída em Campina Grande deverá ser inaugurada no próximo dia 15 de maio. Pelo menos é essa a expectativa da Secretaria de Saúde do Município, que irá oferecer 100 vagas distribuídas nas funções de assistente social de saúde, auxiliar bucal, enfermeiro, farmacêutico, médico clínico geral, ortopedista/traumatologista, pediatra, nutricionista, cirurgião dentista e assistente de Enfermagem.
Só a construção do prédio da unidade está estipulada em R$ 2,7 milhões, sendo R$ 800 mil de responsabilidade da gestão municipal e o restante de recursos do Governo Federal. O funcionamento da UPA irá proporcionar à população de Campina Grande atendimento de média e baixa complexidade nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Pediatria, Odontologia, Ortopedia e Traumatologia.
O período de funcionamento será 24 horas, sendo que, à noite, poderão ser atendidos pacientes que, durante o dia, são acompanhados pelo Programa Saúde da Família (PSF). Segundo a secretária de Saúde de Campina Grande, Tatiana Medeiros, a UPA irá possibilitar uma melhora considerável no atendimento da Saúde, uma vez que diversos procedimentos médicos serão realizados diariamente.
"Quando for inaugurada, a UPA vai ter capacidade de atender cerca de 450 pessoas por dia, com capacidade de observação de 20 pacientes também por dia. Por isso acreditamos que o serviço em Saúde irá dar um salto muito grande na qualidade”, destacou.(Givaldo Cavalcanti)
Comentários