VIDA URBANA
Chove em 120 cidades da PB
Apesar do registro de chuvas em todas as regiões do Estado, volume não foi suficiente para fazer sangrar principais mananciais.
Publicado em 23/04/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 14:52
O último final de semana foi comemorado entre os paraibanos pela ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado.
Choveu em pelo menos 120 municípios da Paraíba, alguns com precipitações maiores, como o município de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão do Estado, que registrou 169,8 milímetro, entre o último sábado e as primeiras horas de ontem. Mas, conforme a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), as chuvas ainda não foram suficientes para fazer “sangrar” os principais mananciais do Estado.
A expectativa do setor de meteorologia da Aesa é de que as chuvas comecem a ficar mais regulares no próximo mês, nas regiões do Brejo, Litoral e Agreste do Estado, que estão iniciando o seu período chuvoso. “As temperaturas diminuíram mais por causa das chuvas e do tempo nublado, mas o clima vai ficar mais ameno durante o período de inverno, que nestas três regiões acontece a partir de junho”, informou. De acordo com ela, choveu em grande parte do Estado, principalmente nas regiões do Brejo e Curimataú da Paraíba.
Mas as maiores concentrações aconteceram nas cidades de Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz e São Bento, na região do Sertão, que registraram 169,8 mm, 151,2 mm e 128,3 mm, no último fim de semana, respectivamente. Apesar disso, dos 122 açudes monitorados, apenas um conseguiu superar o seu volume máximo, o Cafundó (313.680 m³), em Serra Grande, no Sertão. Mas, conforme o gerente regional de Bacia Hidrográfica da Aesa, Isnaldo Cândido, as demais precipitações não foram tão significantes.
“No manancial Epitácio Pessoa (Boqueirão), por exemplo, houve um aumento de apenas 1 centímetro em sua régua de medição”, contou. De acordo com o último registro (ontem), o açude, que possui capacidade para mais de 411 milhões de m³ de água, está com 52% de seu volume total. Atualmente, dos 122 açudes monitorados pela Aesa, 74 têm mais de 20% de sua capacidade máxima de acúmulo de água, 35 barragens estão com menos de 20% de sua capacidade e 13 reservatórios têm menos de 5% de seu volume total. Juntos, os 122 açudes monitorados podem acumular até 3,9 bilhões de m³ de água. O volume atual de água nessas barragens é de 1,4 bilhão.
Comentários