VIDA URBANA
Chuva deixa equipes em alerta nas principais áreas de Bayeux
De acordo com o coordenador da Comissão tudo transcorre dentro da normalidade. Caso a situação se agrave, um plano emergencial será posto em prática.
Publicado em 15/04/2009 às 9:52
Da Codecom-BY
A previsão do aumento das chuvas, para os próximos, dias deixou a Comissão Municipal de Defesa Civil de Bayeux em estado de alerta. Várias equipes estão monitorando os rios e as áreas ribeirinhas, no intuito de evitar prejuízos para os moradores. De acordo com o coordenador da Comissão, Coronel Ardenildo Morais, por enquanto, tudo transcorre dentro da normalidade. Caso a situação se agrave, um plano emergencial será posto em prática.
Seguindo a orientação do prefeito Jota Júnior, a ação preventiva envolve as Secretarias de Ação Social, Saúde, Educação e Infra-Estrutura. Desde o início do ano, as equipes desobstruíram galerias, sensibilizaram a população e fizeram o levantamento das áreas mais graves. Os trabalhos se concentraram no Baixo Tambay, Porto do Moinho, Viveiros, Baralho e Casa Branca. Atualmente, cinco pessoas estão de plantão nessas áreas.
Havendo necessidade, as famílias serão prontamente transferidas para os abrigos disponibilizados pela prefeitura. 20 prédios podem ser utilizados numa eventual necessidade. “Temos alguns ginásios, casas e escolas que poderão ser usados. Uma das nossas preocupações, em caso de urgência, é que as aulas não sejam prejudicadas”, revela o coronel Ardenildo.
A Secretaria de Saúde também deve disponibilizar atendimento médico, bem como a Secretaria de Infraestrutura solicitar os reparos para amenizar os danos de imediato. A Secretaria de Ação Social também vai acompanhar a situação de cada um dos atingidos para resolver os transtornos.
“Até agora, tudo transcorre dentro do esperado. Nossa ação preventiva surtiu efeito e não sei como estaríamos agora, se os trabalhos de desobstrução de galerias e de monitoramento das áreas não tivesse se concretizado”, completa Ardenildo Montes.
Comentários