VIDA URBANA
Chuva deixa ruas alagadas em João Pessoa
Chuvas na capital atingiram 10% de todo o volume esperado para janeiro, deixando ruas em diversos bairros alagadas.
Publicado em 20/01/2012 às 6:30
Ruas alagadas, galerias e bueiros transbordando, congestionamentos e veículos quebrados no meio do trânsito.
Estes foram os resultados das chuvas registradas ontem em João Pessoa, que atingiram 10% do total esperado para os 31 dias do mês de janeiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os meteorologistas ainda preveem que as precipitações vão continuar na Paraíba, pelo menos, até o próximo final de semana.
Em diversos bairros de João Pessoa, as chuvas alagaram ruas e avenidas, estouraram bueiros e provocaram congestionamento e lentidão no trânsito. Agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), policiais rodoviários federais e militares do Batalhão de Policiamento do Trânsito (BPTran) tiveram que orientar os motoristas e até alterar a rota dos veículos em alguns pontos da cidade, para desafogar o tráfego.
No José Américo, por exemplo, a Avenida Augusto Fernandes, a principal via de acesso ao bairro, ficou parcialmente alagada nos dois sentidos. A lâmina de água subiu 50 centímetros e alcançou a porta de alguns carros. O motorista Marcos Costa estava conduzindo uma caminhonete e parou o carro no meio da avenida devido a problemas mecânicos. “Entrou água no motor e o carro parou de funcionar”, explicou.
Para não ter problemas, motoristas tiveram de reduzir a velocidade ao passar no trecho alagado, o que agravou o congestionamento, que já é intenso até em dias de sol, no Viaduto do Cristo.
A lentidão se prolongou até a BR 230 e nas proximidades do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), uma colisão que envolveu dois carros deixou o tráfego ainda mais lento.
Houve alagamentos também na Avenida Beira Rio, perto do acesso para o bairro do Altiplano, e no Parque Solon de Lucena a Lagoa transbordou.
A inspetora Keila Melo, relações públicas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), disse que as chuvas aumentam o risco de acidentes nas BRs devido à aquaplanagem que faz os pneus dos carros perderem o atrito com o asfalto, devido à presença das águas. (Luzia Santos)
Comentários