icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Chuva destrói desvio na Ponte da Batalha

Desvio construído ao lado da Ponte da Batalha foi destrído pelas águas; A ponte está fechada para o tráfego desde maio de 2012.

Publicado em 30/04/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 14:59


Em decorrência da grande quantidade de chuvas ocorridas no final de semana e no início da manhã de ontem, a população de João Pessoa enfrentou alagamentos, inundações e trânsito lento.

Na Região Metropolitana, a cheia das águas do rio Paraíba pegou os motoristas de surpresa. O desvio construído ao lado da Ponte da Batalha, que liga as cidades de Santa Rita e Cruz do Espírito Santo, foi interrompido e a área ficou tomada pelas águas do rio, impedindo a passagem de veículos. O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER-PB) tentou liberar, em caráter emergencial, o tráfego de veículos pequenos pela Ponte da Batalha, mas até o início da noite os trabalhos não tinham sido concluídos.

A Ponte da Batalha está em reconstrução há quase um ano, mas a liberação ainda não foi realizada porque faltam os aterros de acesso. A travessia de veículos no local estava liberada apenas pelo desvio improvisado sobre o rio ao lado da ponte.

“Os aterros já estavam sendo contemplados, faltava somente uma camada de PMF (Pré Mistura à Frio – asfalto) para dar maior estabilidade e estrutura ao local, mas em virtude das grandes precipitações, o desvio foi danificado e por isso vamos providenciar a liberação da ponte”, informou o superintendente do DER-PB, Carlos Pereira de Carvalho.

Os motoristas que chegaram ao local no início da manhã, antes das equipes do DER-PB e Polícia Rodoviária Federal (PRF), conseguiram realizar o trajeto por cima da ponte, mas logo depois os órgãos a interditaram, ficando livre apenas para pedestres, ciclistas e motos. Quem estava de carro, não conseguiu passar, como é o caso do comerciante Pedro Fernandes, 49 anos, que mora em Cruz do Espírito Santo. “Eu cheguei aqui umas 7h30. Estava indo a Santa Rita resolver uns problemas inadiáveis, mas fiquei preso aqui, estou esperando um posicionamento do DER para liberar a ponte, se isso não acontecer logo, vou ter que fazer o trajeto por Sapé, que é muito mais longo para mim”, relatou Pedro Fernandes.

Para facilitar o acesso dos pedestres, equipes da PSO Engenharia, que trabalha na obra, colocaram tábuas de MDF sobre o barro molhado.

No final da tarde, o diretor de obras do DER, Hélio Cunha, informou que, devido às fortes chuvas que caíram na tarde de ontem, o tráfego na Ponte da Batalha não foi liberado. “Vamos continuar trabalhando para tentar liberar a passagem de veículos pequenos amanhã (hoje) pela manhã, mas para isso é preciso que pare de chover”, informou.

A Ponte da Batalha está fechada para o tráfego desde maio de 2012, quando a chuva danificou a estrutura. Ela foi ampliada de 90 para 160 metros de comprimento, com verba de R$ 2,8 milhões do Estado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp