VIDA URBANA
Chuvas do fim de semana elevam volume de 7 açudes na Paraíba
Mãe D'água, na região do Sertão, atingiu o maior índice. Já em Boqueirão a situação ainda é crítica
Publicado em 25/03/2015 às 8:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 11:10
As chuvas registradas no último fim de semana apresentaram números positivos para os reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) localizados no Litoral e no Sertão. Dentre os sete açudes que receberam recarga nesse período, o de Mãe D'Água, localizado na cidade de Coremas, no Sertão, foi o que atingiu o maior índice de entrada de água. Segundo o levantamento da Aesa, o reservatório recebeu 911.693 metros cúbicos, quantidade suficiente para que a lâmina de água do reservatório subisse cinco centímetros. Com o acréscimo, o volume do açude subiu para 111.143.417 metros cúbicos, o que corresponde a 19,6% da capacidade total.
Dos outros seis reservatórios que receberam água nos últimos dias, apenas o de Gramame/Mamuaba não está localizado no Sertão. No caso desse açude, localizado na cidade do Conde, a recarga foi de 156.990 metros cúbicos. Com isso, seu volume subiu para 47.517.600 metros cúbicos, o que representa 83,5% de sua capacidade preenchida.
“Esses dados foram coletados das chuvas de segunda até terça-feira (ontem). É uma quantidade importante porque estamos falando de uma área que tem passado por problemas de abastecimento. Ainda tivemos o registro do reservatório Coremas que recebeu 721.409 metros cúbicos, que também é um dado importante por este açude também ser um dos maiores do Estado”, explicou Danilo Cabral,
acrescentando que o manancial de Coremas está com 100.362.727 metros cúbicos de água, o que corresponde a 17% de sua capacidade máxima preenchida.
Se no Litoral e principalmente no Sertão as chuvas foram animadoras, no Agreste e no Cariri do Estado a situação é bastante diferente. Apesar do registo de precipitações em alguns municípios nos últimos dias, não houve registro de entrada de água no açude Epitácio Pessoa, que fica na cidade de Boqueirão. Principal reserva de água para Campina Grande e mais 18 cidades, o manancial tem registrado a diminuição de um centímetro de lâmina de água por dia, o que o fez atingir no momento a marca de 20,8% de sua capacidade total, que é de 411.686.287 de metros cúbicos.
Os açudes com aumento no volumes são: Mãe D'água, em Coremas; Coremas, na cidade de mesmo nome; São Gonçalo, em Sousa; Engenheiro Ávidos, na cidade de Cajazeiras; Lagoa do Arroz, também em Cajazeiras;Engenheiro Arcoverde, em Condado; Gramame/Mamuaba, no Conde (Colaborou Déborah Souza)
Comentários