VIDA URBANA
Chuvas fazem prefeitura de Cabedelo decretar situação de emergência na cidade
Defesa Civil Estadual cedeu para população afeitada ginásios, colchões, cobertores e travesseiros.
Publicado em 19/04/2016 às 19:35
Por causa das fortes chuvas que caíram durante o último fim de semana, a prefeitura de Cabedelo decretou situação de emergência na cidade. Nesta terça-feira (19), uma comissão formada pela administração municipal para identificar e tentar minimizar os transtornos causados pelas precipitações visitou os alojamentos montados para abrigar as famílias prejudicadas, localizados nos Ginásios do Renascer II e Oceania (Jacaré).
A visita faz parte do plano de ação adotado pela prefeitura e teve por objetivo ouvir a população assistida e identificar possíveis demandas. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), choveu, da sexta (15) para o sábado (16), 311,8 mm emCabedelo, ultrapassando em 20% a média esperada para todo o mês de abril.
A prefeitura disponibilizou para a população afeitada ginásios, colchões, cobertores e travesseiros, cedidos pela Defesa Civil Estadual. Além de abrigar as famílias, os pontos de apoio oferecem café da manhã, almoço e janta. A segurança dos locais está a cargo da Guarda Civil Municipal e uma equipe de saúde também está a postos para melhor atender a comunidade.
Além do atendimento social, a prefeitura informou que também vem realizando desobstruções de galerias e aberturas de valas para o escoamento da água nas comunidades mais atingidas, a exemplo do Conjunto Esperança, Oceania e Jardins Alfa, Beta e Gama.
Situação de emergência
O principal objetivo do decreto de situação de emergência é agilizar a recuperação dos estragos, permitindo a contratação de pessoal e compra de equipamentos sem a necessidade do processo de licitação. Na prática, a situação de emergência trata-se de uma espécie de sinalização.
Com a publicação do decreto, está autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais. Os trabalhos terão como objetivo ações imediatas de reconstrução das áreas atingidas. O decreto da situação de emergência ainda possibilitará que a prefeitura solicite ajuda financeira do Governo Federal.
Comentários