icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Chuvas impedem aviões de pousar

Falta de visibilidade não permitiu que as aterrissagens fossem feitas com segurança, disse o superintendente do Aeroporto.

Publicado em 20/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:10

As chuvas que caíram em Campina Grande no último final de semana impediram a aterrissagem de quatro voos no Aeroporto João Suassuna. No sábado, não puderam pousar no terminal aéreo da cidade os dois voos do turno da tarde das companhias Gol e Azul. Já no domingo, os voos que não conseguiram pousar eram previstos para o horário da madrugada.

Segundo o superintendente do Aeroporto João Suassuna, Nilson Suassuna, não havia visibilidade suficiente para que as aterrissagens fossem feitas com segurança e, por esta razão, as companhias aéreas tiveram que deslocar os pousos para outros terminais aéreos de estados vizinhos. Conforme Nilson, mesmo que o ILS (aparelho que auxilia a aproximação de aeronaves por instrumentos) estivesse em funcionamento, ainda assim os pousos poderiam não ser autorizados.

“O instrumento melhora em 40% as condições de pouso, mas isso não quer dizer que ele resolve integralmente os problemas relacionados a estas condições. Se assim fosse, não haveria fechamento para pousos e decolagens nos principais aeroportos do país, que contam com o ILS em pleno funcionamento”, salientou o superintendente.

Desde o mês de abril deste ano, a instalação do ILS no Aeroporto João Suassuna foi concluída, em um investimento superior a R$ 10 milhões, oriundos dos ministérios da Defesa e da Aeronáutica, mas o aparelho ainda não entrou em funcionamento porque aguarda a homologação Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O equipamento instalado em Campina Grande é o mais moderno do país em termos de sistema de aproximação por instrumentos, entre os ILSs categoria 1, que aumentam o grau de precisão e reduzem a quase zero o índice de erro com relação ao eixo de pista. Com o ILS, o teto para pouso será reduzido, diminuindo significativamente a possibilidade de um voo ter que arremeter e não poder pousar devido às más condições do tempo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp