icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cidade de Cajazeiras comemora 149 anos

Conhecida como a 'A Cidade que ensinou a Paraíba a Ler'  Cajazeiras completa nesta quarta-feira (22) 149 anos de emancipação política.

Publicado em 22/08/2012 às 6:00


A cidade que cresceu impulsionada pela educação e ficou conhecida como 'A Cidade que ensinou a Paraíba a Ler' completa hoje 149 anos de emancipação política. O município de Cajazeiras, localizado no Sertão paraibano, apesar de ser considerado o 8º mais populoso do Estado, e da crescente verticalização urbana, ainda conserva o ar interiorano que conquista os visitantes.

O presidente do Instituto Histórico de Cajazeiras, historiador José Antônio de Albuquerque, explicou que a cidade foi emancipada no ano de 1863, porém a região começou a ser povoada no início do século 19, quando as terras foram doadas como dote do casamento de Ana Francisca de Albuquerque e Vital de Sousa Rolim e passou a ser então o sítio das Cajazeiras.

Do casamento, nasceu, no dia 22 de agosto de 1800, Inácio Rolim, que ordenado padre na cidade de Olinda, em Pernambuco, retornou à Fazenda Cajazeiras, onde fundou a primeira escola. Conforme o historiador José Antônio, todo o crescimento da cidade de Cajazeiras ocorreu no entorno da escola fundada pelo padre Rolim.

“Já existia um pequeno povoado, mas o crescimento da cidade foi impulsionado pela fundação do estabelecimento de ensino.

Por este motivo, a cidade o glorifica e o torna o filho maior”, destacou José Antônio.

O colégio passou a atrair alunos de todo o Nordeste, inclusive o padre Cícero Romão, de Juazeiro do Norte, no Ceará, e o primeiro cardeal arcebispo da América Latina, o cardeal Arcoverde, se consolidando como referência em educação.

Neste momento, Cajazeiras ainda era um distrito integrante da cidade de Sousa e conforme o historiador José Antônio, por mais de uma vez, o nome de Cajazeiras foi levado à Assembleia Legislativa para se tornar município.

“O distrito não conseguia se tornar município por questões políticas regionais, mas no dia 23 de novembro de 1863 foi instituído na Paraíba o município de Cajazeiras. Posteriormente, a data de comemoração foi modificada para coincidir com o nascimento do padre Rolim, no dia 22 de agosto. O núcleo social político e religioso tem essa singularidade de ter nascido e se desenvolvido à sombra de um colégio”, explicou José Antônio.

A Diocese também desempenhou papel de destaque no desenvolvimento de Cajazeiras. Segundo José Antônio, a primeira instituição bancária foi instalada devido aos esforços da Diocese, além do Hospital Regional.

Já o professor de História Francisco Chagas contou que posteriormente o algodão se encarregou de projetar o desenvolvimento da cidade. No final do século 19, o óleo dos caroços de algodão era extraído e enviado para Campina Grande e Mossoró, passando a ser a principal riqueza da cidade até os primeiros decênios do século 20.

Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o município de Cajazeiras possui uma população de 58.446 habitantes e ocupa uma área territorial de 565,896 metros quadrados. Ainda conforme o estudo, a população é predominantemente católica, sendo 50.839 católicos apostólicos romanos.

Os cajazeirenses nutrem forte admiração e carinho pela cidade de origem, porém, Cajazeiras também acolhe quem é de outra cidade e a escolhe como lugar para morar. Um exemplo é dona Socorro Amaral Rolim, hoje com 74 anos. Nascida em Sousa, ela chegou a Cajazeiras com apenas oito anos de idade e assegura nunca ter pensado em sair do município.

“Eu amo Cajazeiras de coração. Aqui cresci, estudei, casei, tive todos os meus filhos e netos. A cidade cresceu muito e tem tido um progresso muito grande, mesmo assim, conseguiu se tornar ainda mais bela. Apesar de ser uma cidade de porte médio, aqui ainda vivemos em relativa tranquilidade. Cajazeiras é meu amor”, declarou Socorro Amaral Rolim.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp