VIDA URBANA
Cidade recebe ações de paisagismo em canteiros e praças de vários bairros
Os jardineiros estão espalhados em diversas áreas da Capital, como a Lagoa do Parque Solón de Lucena, Avenida Flávio Ribeiro Coutinho e ainda a Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes.
Publicado em 17/08/2011 às 16:41
Da Redação
Com Secom-JP
A equipe da Divisão de Paisagismo da Secretaria do Meio Ambiente (Seman) de João Pessoa está realizando o trabalho de manutenção dos canteiros de avenidas e praças da cidade. Os jardineiros estão espalhados em diversas áreas da Capital, como a Lagoa do Parque Solón de Lucena (Centro), Avenida Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra) e ainda a Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes (Altiplano).
Na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, na área conhecida como Bosque do Retão, os jardineiros podaram os galhos das árvores, cortando o excesso de mato e ainda trataram o solo para manter a matéria orgânica. Segundo a diretora de Paisagismo da Seman, Cristiana Cavalcanti, o mato cortado é deixado no solo, fazendo assim o que se chama de 'cobertura morta'.
"Essa cobertura protege o solo da erosão e a matéria orgânica se transforma em adubo, que contribui para reter a água no solo, evitando os processos de erosão”, explicou. No Bosque existem árvores de diversas espécies como Craibeira, Ipês amarelos e roxos, Chichás, Pau Ferro, Marizeiro e até Pau Brasil.
Nos jardins da Estação Cabo Branco a equipe de paisagismo está preparando o terreno, nivelando e retirando as pedras, para o plantio de grama, flores e palmeiras. Já os canteiros do Parque Sólon de Lucena estão ganhando flores amarelas, da espécie Alamandas Mirins, que estão mudando a paisagem dos canteiros internos.
No viaduto do Cristo, os jardineiros fazem um trabalho de manutenção da vegetação fixadora, que impede o deslizamento de terra no período de chuva.
Limpeza
Uma equipe de doze jardineiros está atuando também na limpeza dos canteiros centrais da Avenida Ministro José de Almeida (Av. Beira Rio). Durante o percurso da via, que vai da Avenida Duarte da Silveira (Centro) até o girador do Altiplano Cabo Branco, são 204 árvores. Entre as espécies nativas e exóticas se destacam os Ipês amarelos e roxos, Sibipiruna, Flamboyant, Cássia Ferruginha e Craibeiras.
Comentários