icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cidades da região de CG vão ficar quatro dias sem água nas torneiras

Com a ampliação do racionamento, abastecimento vai ficar interrompido das 17h do sábado até às 5h da quarta-feira.

Publicado em 01/10/2015 às 7:41

Sem chuva na região do Cariri paraibano e com o volume do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) menor a cada dia, a Cagepa oficializou ontem a má notícia que já havia dado em agosto aos paraibanos abastecidos pelo manancial: o racionamento em Campina Grande e mais oito cidades da região passará de 60 para 84 horas por semana. Isso significa que a população desses municípios ficará quatro dias sem água nas torneiras, das 17h do sábado até as 5h da quarta-feira, a partir de 1º de novembro. A empresa anunciou ainda que também vai ampliar o racionamento nos dez municípios do Sistema Integrado do Cariri, abastecidos por Boqueirão, e em outras nove cidades do Sertão paraibano, onde os reservatórios também estão em situação crítica.

A definição dos novos modelos de racionamento no Estado ocorreu na manhã de ontem, durante reunião da Diretoria de Operações da Cagepa com a presidência da empresa. No caso dos 19 municípios atendidos por Boqueirão, que está com 15,4% de sua capacidade, esse é o terceiro plano de racionamento elaborado pela companhia para atender às resoluções da Agência Nacional de Água (ANA), que em agosto determinou a redução da vazão de água retirada do manancial de 881 litros por segundo para 650 litros por segundo, a partir de 1º de novembro.

As mudanças anteriores ocorreram em dezembro de 2014 e junho deste ano. Além da ampliação, a companhia também pretende colocar em funcionamento, até o final de outubro, o sistema de bombas flutuantes, necessário para captação da água do reservatório por conta do baixo volume.

Com a ampliação, o racionamento para os municípios do Sistema Integrado do Cariri passará de 36 para 72 horas, das 6h do sábado às 6h da terça-feira. Além das cidades abastecidas por Boqueirão, as mudanças também ocorrerão nos municípios de Cajazeiras, atendida pelo açude Engenheiro Ávidos, em Sousa, Marizópolis e Nazarezinho, abastecidas pelo manancial São Gonçalo, e em Jericó, Mato Grosso, Brejo dos Santos, Bom Sucesso e Lagoa, que estão recebendo água de poços construídos na bacia do açude Carneiro, atualmente com apenas 0,3% de sua capacidade. No caso desses municípios, localizados no Sertão paraibano, a ampliação do racionamento passa a valer no próximo sábado.

Ao justificar a medida, a Cagepa informou, através de sua assessoria de comunicação, que novas ampliações ou racionamentos podem ocorrer em breve, dependendo da ocorrência de chuva e da situação dos reservatórios que abastecem o Estado. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o Estado tem 45 mananciais em situação crítica (com menos de 5% do volume total), 36 em observação (com menos de 20% de sua capacidade), 42 com volume superior a 20% e apenas o açude do município de Mari sangrando.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp