VIDA URBANA
Cientista descobre novo planeta para o lugar de Plutão no Sistema Solar
Não é a primeira vez que um astrônomo propõe a existência de um 'Planeta X', mas desta vez a alegação parte de um cientista altamente prestigiado.
Publicado em 21/01/2016 às 8:50
Uma análise da órbita de objetos na periferia do Sistema Solar, na zona habitada por Plutão, sugere a existência de um planeta grande, do tamanho de Netuno, a uma distância até 200 vezes maior que aquela entre a Terra e o Sol.
Não é a primeira vez que um astrônomo propõe a existência de um "Planeta X", mas desta vez a alegação parte de um cientista altamente prestigiado. Michael Brown, do Caltech, foi o primeiro a enxergar Sedna, o planeta-anão cuja descoberta culminou no rebaixamento de Plutão.
Em artigo científico publicado ontem na edição da revista The Astronomical Journal, Brown apresenta os cálculos para sua alegação, realizados com seu colega Konstantin Batygin.
Segundo a dupla, a presença de um astro desse porte, com dez vezes a massa da Terra, é a única maneira de explicar o alinhamento de objetos observados no cinturão de Kuiper, a zona de planetas anões e pedregulhos que orbitam o Sol além de Netuno.
Comentários