icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cinco das 28 rádios AM da Paraíba iniciam migração para FM

Outorga foi concedida nesta sexta-feira pelo ministro Kassab, em João Pessoa.

Publicado em 30/06/2017 às 14:28

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações deu início, nesta sexta-feira (30), à conversão das emissoras AM para FM na Paraíba. Nesta primeira etapa, receberam a outorga, assinada pelo ministro Gilberto Kassab, cinco das 28 emissoras AM em atividade no Estado. Elas estão instaladas nas cidades de Patos, Picuí, Campina Grande, Bananeiras e Mamanguape.“As outras 23 emissoras devem pagar o boleto dentro de 90 dias e poderão assinar a migração”, antecipou Kassab.

O ministro destacou que a mudança, que deve afetar 1400 emissoras AM no país, foi iniciada recentemente e tem como objetivo melhorar o alcance das rádios como meio de comunicação. Segundo Kassab, as rádios FM têm menor custo para manutenação, o que permitirá mais investimentos das empresas, inclusive com a contratação de mais profissionais para o setor, tendo em vista a economia.

Para a secretária Nacional de Radiodifusão, Vanda Nogueira, a migração das rádios AM para a FM deverá trazer ganhos também para a população, que poderá desfrutar de uma frequência modulada, que permite a audiência em outras plataformas, além dos rádios tradicionais, como em smarthopnes e tables.

Após a outorga, as rádios deverão apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência. A partir da liberação, os veículos já podem começar a transmitir a programação na nova faixa.

A mudança é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento. Intermediador do processo de migração das emissoras na Paraíba, o deputado Rômulo Gouveia (PSD) comemorou a conquista. “Foi um trabalho árduo, de insistência no Ministério, pois havia uma cobrança muito grande das emissoras, mas enfim estamos realizando este processo”, afirmou.

A solenidade foi prestigiada também pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), além do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) e do vice Manoel Junior (PMDB), empresário do ramo da comunicação e outras autoridades.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp