icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cinco empresas disputam licitação para transporte coletivo em CG

Previsão é de que o resultado seja conhecido até o final de fevereiro.

Publicado em 09/02/2015 às 20:08

As empresas vencedoras da licitação para o transporte coletivo em Campina Grande devem ser conhecidas até o final de fevereiro. Nesta segunda-feira (9) a comissão que organiza o processo recebeu as propostas das participantes. Foram habilitadas cinco empresas, sendo três consórcios e duas individuais.

Participam da concorrência empresas de Campina Grande e de João Pessoa. Atualmente o serviço é realizado por sete empresas individuais, e, de acordo com o edital, os concorrentes tiveram a chance de formular a candidatura para todas as três áreas em que a cidade foi dividida para a exploração do serviço de transporte coletivo, mas cada vencedor só poderá atuar, no máximo, em duas delas, embora tenha a liberdade de indicar as áreas prioritárias.

O processo de seleção adotado é conceituado como licitação especial na modalidade melhor técnica com preço estabelecido, uma vez que o valor da tarifa não é de livre escolha da empresa prestadora do serviço, mas sim definido por meio de estudo do conselho tarifário e submetido à aprovação do chefe do executivo.

A comissão de licitação tem como critérios classificatórios a disponibilidade de frota, a experiência na operação no transporte urbano e a adesão ao sistema de bilhetagem eletrônica. Nos critérios eliminatórios estão a apresentação de planejamento de ações com o objetivo de melhorar a relação do sistema de transporte com a comunidade.

O secretário de Administração de Campina Grande, Paulo Diniz, explicou que há décadas o sistema funciona sem a realização de uma licitação. "O que temos é uma permissão precária que nos impede de exigir melhoras porque o empresário não tem garantias de que a relação terá continuidade. Com um contrato firmado a empresa terá segurança para planejar investimentos e, por sua vez, a Prefeitura poderá cobrar as melhorias", esclareceu.

O edital de licitação define um contrato de 15 anos de concessão que poderá ser renovado por mais 15. Todo o processo foi iniciado em abril de 2013 com uma audiência pública para coletar as sugestões e reclamações da comunidade. Durante um ano foi feito estudo a partir dos indicadores trabalhados na audiência e em seguida foi lançado o edital. Os vencedores atuarão em um mercado com cerca de 3 milhões de passageiros por mês.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp