icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

"Cinquentinhas" são apreendidas no 1º dia de exigência de habilitação para condutores

Exigência de habilitação para condutores de 'cinquentinhas' entra em vigor e apreendeu cinco motos em João Pessoa.

Publicado em 02/06/2016 às 8:06

No primeiro dia (01/06) em vigor da exigência de habilitação para condutores de motos, conhecidas como "cinquentinhas", cinco veículos foram apreendidos pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar, durante operação realizada, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

Quem descumprir a lei comete infração gravíssima, com multa de R$ 574,62 e apreensão do veículo. Para guiar este tipo de veículo, é preciso ter a Autorização para Condução de Ciclimotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos.

Ainda na operação, de acordo com o BPTran, foram apreendidos também um automóvel, duas carteiras de habilitação, duas motocicletas e aplicadas 30 infrações de trânsito.
saiba mais

Segundo o comandante do BPTran, tenente-coronel Paulo Almeida Martins, a operação foi globalizada, não apenas para ciclomotores, apesar de alguns terem sido apreendidos. "As operações seguem normalmente trabalhadas pelo BPTran. Essa parte de fiscalização vai ser feita. A procura aqui na Paraíba pela habilitação foi mínima”, afirmou ele, que acrescentou que "até a segunda ordem, quem for pego sem hablitação vai ter a 'cinquentinha' apreendida".

As assessorias da imprensa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) informaram que não houve operações específicas para fiscalização de "cinquentinhas" na quarta-feira e que ainda não possuía dados sobre multas aplicadas nas fiscalizações de rotina.

Na Paraíba não há autoescolas que ofereçam o curso preparatório necessário para que seja retirada a chamada ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), destinada a condutores das motos conhecidas como "cinquentinhas". A informação é do presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores da Paraíba (Sindecfc-PB), Claudionor Fernandes, e , segundo ele, o motivo é a falta de procura pelo serviço.

Campina Grande

Em Campina Grande, e região do Agreste, as fiscalizações começaram a ser intensificadas durante a tarde de quarta-feira (1º). A primeira parte da operação da 3º Companhia de Policiamento de Trânsito (3ºCPTran) aconteceu na cidade de Lagoa Seca, onde foram apreendidas 19 "cinquentinhas". Segundo o comandante, capitão Ralisson Andrade, os condutores flagrados vão ser punidos rigorosamente.

“A parte educativa já fizemos durante todo o mês anterior com a campanha Maio Amarelo. Agora é hora de começar a aplicar a lei. Vale lembrar que além da exigência do documento de habilitação específico para o tipo de veículo, também estaremos autuando aqueles que estiverem com motonetas sem emplacamento, já que o prazo acabou desde março”, disse ele. Até as 18h50 de ontem os dados sobre multas aplicadas e motos apreendidas ainda não tinham sido divulgados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp