VIDA URBANA
Cirurgias aumentam no Trauma de CG
Dados divulgados pelo hospital revelam aumento de 30% no número de cirurgias em comparação ao mesmo período do ano passado.
Publicado em 06/11/2012 às 6:00
Não é apenas nos números relativos a quantidade de atendimentos que o Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes de Campina Grande tem aumentado mês após mês.
De acordo com um balanço divulgado pela direção do hospital referente aos procedimentos realizados de janeiro até o mês de outubro deste ano, o hospital aumentou em 30% o número de cirurgias em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o levantamento, até o dia 31 do mês passado, foram feitas 7.669 cirurgias no hospital, uma quantidade que representa 2.300 procedimentos a mais que nos dez primeiros meses de 2011, período em que 5.369 pacientes precisaram ser atendidos no centro cirúrgico. Dentre as especialidades que tiveram mais pacientes estão: ortopedia, neurologia e cardiovascular. Flawber Cruz, diretor administrativo do hospital explicou as razões desse acréscimo.
"Ainda faltam dois meses para esse ano acabar, mas nós já superamos o número de cirurgias realizadas pelo Trauma e também o número de atendimentos. Como nós temos um déficit no planejamento das doenças que podem ser atendidas tanto nos outros hospitais, como nos postos do PSF (Programa Saúde da Família), o Trauma acaba superlotado e a tendência é continuar assim até que haja uma mudança radical no sistema de saúde”, explicou o diretor.
Ao todo, o maior hospital de Campina Grande conta com um quadro de 32 cirurgiões gerais, sendo cinco deles escalados para cada plantão. O setor de estatística da unidade médica apontou que somente no mês passado foram realizadas 718 cirurgias, número que se aproxima da média mensal deste ano que tem se aproximado dos 767 procedimentos cirúrgicos realizados.
Comentários