VIDA URBANA
Cirurgiões plásticos vão realizar mutirão amanhã
Cirurgiões plásticos realizam nesta sexta (16) no Hospital Santa Isabel,um mutirão para detectar câncer de pele e definir tratamentos.
Publicado em 16/12/2011 às 6:30
Uma equipe de aproximadamente oito cirurgiões plásticos realiza amanhã um mutirão de cirurgias de câncer de pele no Hospital Santa Isabel, em João Pessoa. A expectativa é atender de 50 a 60 pacientes e assim diminuir a fila de espera dos portadores da neoplasia no Estado.
Segundo o médico cirurgião plástico Adriano Quirino, a campanha, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em todo o país, visa dar mais oportunidades para aquelas pessoas que têm dificuldade de acesso ao serviço especializado. “O câncer de pele é o mais frequente no Estado, mas a vantagem é que podemos diagnosticá-lo apenas com o exame clínico”, comentou Adriano, ao enfatizar que a taxa de cura chega a 90% nos cânceres mais 'simples'.
Os mais graves, entretanto, têm uma taxa de letalidade de até 50%, por isso a importância do diagnóstico precoce. Quem tiver interesse em ser atendido no mutirão basta se dirigir hoje, munido de documento de identidade, ao ambulatório do Santa Isabel e agendar a provável cirurgia. Segundo Adriano, o paciente passará por um triagem para detectar se realmente há a ocorrência do câncer e qual a terapêutica indicada.
Somente após esse procedimento a cirurgia poderá ser confirmada, a depender da lesão. Conforme a Secretaria Municipal de João Pessoa (SMS), os pacientes com câncer de pele mais simples são atendidos pelos Sistema Único de Saúde (SUS) nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais).
Já para os de maior complexidade não há hospital da rede que realize as cirurgias, que são feitas em convênio com unidades particulares. O Santa Isabel estará realizando os procedimentos somente em caráter de mutirão.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde para saber como é o atendimento no Estado, mas não obteve resposta.
Comentários