VIDA URBANA
Clínica de Fonoaudiologia da UFPB realiza teste da linguinha
O teste identifica problemas que podem resultar em dificuldades na fala, sucção, deglutição e mastigação.
Publicado em 01/08/2014 às 15:07
Dentro das comemorações do Dia Mundial de Aleitamento Materno, a Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou nesta sexta-feira (1) uma ação para alertar a população sobre a importância da realização do teste da linguinha em crianças de 0 a 2 anos. O atendimento segue até as 16 horas.
Importante para a identificação de problemas que podem resultar em dificuldades na fala, sucção, deglutição e mastigação, o teste deverá se tornar obrigatório em todas as maternidades e hospitais públicos e privados em 180 dias, a contar da data sanção da lei pela presidente Dilma Rousseff, em 23 de junho deste ano.
O fonoaudióloga responsável pelo atendimento na UFPB, Luciana Spinelli, explicou que o exame é simples, rápido e indolor. “Enquanto o bebê está mamando, o profissional de saúde faz a avaliação anatômica e da força de sucção, além de análise dos batimentos cardíacos, da respiração e da saturação do oxigênio”, disse.
Apesar de ainda estar disponibilizado apenas na UFPB, a expectativa é de que até o final do ano esteja sendo aplicado em toda a rede pública e privada de pediatria. Na quinta-feira (31), a fonoaudióloga Roberta Martinelli ministrou oficina sobre o Teste da Linguinha na UFPB. "Vamos realizar ações de promoção do aleitamento materno e sensibilização para a realização do Teste da Linguinha. Queremos orientar gestantes, mães em fase de amamentação, familiares e equipes de saúde sobre as vantagens da amamentação natural e sobre os benefícios da realização do Teste para a vida das crianças", explicou o coordenador da campanha na Paraíba, fonoaudiólogo Giovan Ânderson, representante do Conselho de Fonoaudiologia no Estado.
Comentários