VIDA URBANA
Clínica Escola da Facisa poderá fazer transplante
Transplantes serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e foram autorizados pelo Ministério da Saúde.
Publicado em 08/11/2012 às 6:00
A Clínica Escola da Facisa/Faculdade de Ciências Médicas (FCM) será referência na região de Campina Grande, assim como para muitas outras cidades do interior paraibano com a implantação do serviço de transplante de córnea, que deverá ser iniciado em até 15 dias. Os transplantes serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e foram autorizados pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Nacional de Transplante, com publicação no Diário Oficial da União.
Segundo o médico e vice-diretor da FCM, Diego Gadelha, a expectativa é de que sejam realizados pelo menos 20 transplantes por mês. “Estamos aguardando uma equipe do Estado para treinar as equipes daqui, na verdade será um aprendizado mais burocrático. Depois disso, esperamos que as cirurgias sejam iniciadas em até 15 dias, já que temos uma estrutura pronta”, contou. Foi justamente a estrutura e uma equipe médica preparada que levou o MS a expedir a autorização.
Além das condições estruturais aprovadas pela Vigilância Sanitária, a equipe funcionará com três oftalmologistas especialistas em córnea, que também trabalharão como “espelhos” para os estudantes que pretendem ingressar nessa área da Medicina. “Essa nova proposta da FCM engrandece a todos e será extremamente importante para a sociedade e para os alunos residentes em Oftalmologia. Eles vão poder ver todas as etapas de um transplante de córnea”, contou.
O médico explicou que em Campina Grande alguns médicos especialistas realizam o transplante pelo SUS, mas a Clínica Escola, que já oferece o único serviço de urgência em Oftalmologia do Estado, será referência para a região também em transplante. A unidade também oferece, através do SUS, cirurgias de catarata, plástica ocular, pterígio, além de todos os exames oftalmológicos.
Comentários