VIDA URBANA
Com crise no transporte público em CG, Romero propõe bônus na compra de passagens
Usuários poderão receber uma passagem de ônibus gratuita para cada uma que for comprada.
Publicado em 04/08/2020 às 16:39 | Atualizado em 04/08/2020 às 18:06
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), apresentou nesta terça-feira (4) uma proposta para a prefeitura custear um subsídio às empresas de ônibus, de forma que o passageiro receba uma bonificação de 100% no valor da passagem. O sistema de transporte público está operando com apenas 30% da capacidade total da frota, em virtude da baixa demanda de passageiros e da consequente crise financeira provocada pela pandemia da Covid-19.
A medida foi anunciada por Romero Rodrigues em uma reunião com o Conselho Municipal de Transporte Público da cidade, mas deve passar por votação na Câmara de Vereadores do município, e posteriormente por sanção do gestor, para valer. Na prática, a proposta da prefeitura objetiva ceder automaticamente uma passagem gratuita para cada passagem comprada.
Conforme o prefeito, o benefício será colocado em prática através de um subsídio da prefeitura, estabelecido pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP). A medida visa, ainda, assegurar às empresas do setor um "fôlego financeiro" para a manutenção do serviço, que passa por uma crise econômica desde o início da pandemia da Covid-19 na cidade. O benefício da bonificação só vai ser válido para quem comprar as passagens pelo cartão de transporte.
Após aprovação dos empresários, a proposta deve ser consolidada em um projeto de lei, segue para a Câmara de Vereadores de Campina Grande para ser votada e, posteriormente, sancionada pelo prefeito Romero Rodrigues. Segundo o gestor, o processo de votação será agilizado, considerando a emergência de uma retomada econômica por parte das empresas.
Ficou acordado, ainda, que o sistema de transporte público de Campina Grande voltará a circular com 55% da capacidade total da frota a partir da próxima sexta-feira (7).
Comentários