VIDA URBANA
Com investimento de R$ 6,2 mi, UPA de Cruz das Armas é entregue
Unidade deve beneficiar 200 mil moradores da Zona Oeste.
Publicado em 27/12/2016 às 10:34
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas, vai ser inaugurada pela prefeitura de João Pessoa nesta quarta-feira (28), às 10h. A obra teve um investimento total de R$ 6,2 milhões e beneficiará aproximadamente 200 mil pessoas da Zona Oeste da capital paraibana.
Para o secretário de Saúde do município, Adalberto Fulgêncio, o novo equipamento é mais uma unidade essencial para a rede de urgência e emergência. “É um centro que organiza os atendimentos dos serviços de saúde, realizando o atendimento pré-hospitalar e fazendo os encaminhamentos necessários dos pacientes”, afirmou.
A unidade deverá atender aproximadamente 250 pessoas ao dia em urgências clínica e pediátrica 24h, realizando exames laboratoriais e radiológicos. Para isso, terá uma equipe formada por médicos clínicos gerais e pediatras, enfermeiros, bioquímicos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, maqueiros, recepcionistas, auxiliares administrativos e serviços gerais.
“É a terceira de um todo de cinco unidades de pronto atendimento na capital que, juntas, estarão preparadas para atender um total de um milhão de pessoas”, destacou o secretário de Saúde.
Assim como nas outras UPAs já em funcionamento na capital – nos bairros de Manaíra e Valentina Figueiredo, o trabalho desenvolvido na unidade de Cruz das Armas será articulado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), rede hospitalar e Unidades de Saúde da Família (USF). O sistema de acolhimento será realizado por enfermeiros e se baseia na classificação de risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.
Estrutura
Com uma área de 2,5 mil metros quadrados, a UPA Augusto Almeida Filho contará com 14 leitos, sendo três de sala vermelha (para pacientes em estado grave), seis de sala amarela (cuidados intermediários), três de pediatria e dois de isolamento.
A estrutura ainda é composta por seis consultórios, sendo quatro para médicos clínicos e dois pediátricos; salas para classificação de risco, raio x, medicação e inalação; laboratório de análises clínicas, farmácia, central de material e esterilização, almoxarifado e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Profissionais selecionados
A PMJP convocou, ao todo, 280 profissionais de nível médio e superior que passaram por um processo seletivo simplificado, iniciado em junho deste ano para trabalhar na UPA de Cruz das Armas. A equipe está passando por um treinamento nas outras UPAs, tudo acompanhado por profissionais dos serviços de urgência e emergência, para iniciar os trabalhos nesta quarta-feira.
Comentários