VIDA URBANA
Com mais chuvas, Açude de Boqueirão atinge 9,72% do volume total
Reservatório está com 40 milhões de m³. Marca foi registrada nesta quarta (10).
Publicado em 10/01/2018 às 11:27

O açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, atingiu nesta quarta-feira (10) o volume hídrico de 40 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde ao percentual de 9,72%. A marca foi registrada depois do manancial receber uma recarga de mais de 150 mil m³, o equivalente a 2 centímetros considerando o volume total de água acumulada, de acordo com a medição da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA).
O crescimento do volume de água no manancial é referente as últimas 24 horas e acontece após o registro de chuvas na última segunda-feira (8), associado à chegada das águas do Rio São Francisco pelo canal da transposição. Na última semana, o reservatório havia registrado uma queda no volume hídrico, devido uma ação de manutenção em uma das estações elevatórias no percurso da transposição.
O açude de Boqueirão tem capacidade para armazenar 441,686 milhões de m³ de água e abastece uma população de quase 1 milhão de pessoas na cidade de Campina Grande e outros 18 municípios da região do Agreste. O volume acumulado pelo manancial desde a chegada das águas do São Francisco, em abril de 2017, é superior ao número de 27,1 milhões de m³.
Comentários