VIDA URBANA
Combate ao Aedes é intensificado com fumacê em Campina Grande
Ação vai acontecer primeiro nos bairros do José Pinheiro, Malvinas e Liberdade, onde foram registrados os maiores índices de infestação.
Publicado em 07/07/2016 às 16:30
O combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya, começou a ser intensificado nessa quarta-feira (6), através do uso de um carro fumacê. A ação vai acontecer primeiro nos bairros do José Pinheiro, Malvinas e Liberdade, locais onde foram registrados os maiores índices de infestação. A aplicação do inseticida está agendada para acontecer pela manhã e no fim da tarde.
De acordo com o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), o índice do bairro José Pinheiro é o maior, com 11.7%, o bairro começou a receber o fumacê nessa quarta e o veículo vai circular pelo bairro até essa sexta-feira (8). O segundo bairro contemplado é o das Malvinas, que recebe a ação nos dias 11, 12 e 13 de julho. As atividades serão encerradas no bairro da Liberdade, nos dias 14, 15 e 18 deste mês.
Conforme a gerente de vigilância ambiental de Campina Grande, Rossandra Oliveira, um novo levantamento vai ser realizado na próxima semana para constatar o atual índice de infestação na cidade. Ainda segundo a gerente, o inseticida não é prejudicial à saúde das pessoas, mas ela orienta para alguns cuidados na hora que o carro estiver passando. “É importante que as pessoas abram bem as portas, cubram gaiolas e recipientes usados pelos animais domésticos para que não tenhamos nenhum problema”, alertou.
Campina Grande ainda apresenta alto índice de infestação, com 6,3%, de acordo com o último LIRAa, e as ações de combate devem ser intensificadas nas próximas semanas. “Sabemos que o correto é que a população ajude na prevenção. Ações como a do carro fumacê são colocadas apenas em último caso, mas como estamos com dificuldades na prevenção tivemos que adotar essa medida”, comentou Rossandra Oliveira.
Comentários