icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Começa a faltar dinheiro em caixas eletrônicos de bancos na Capital

Impasse entre classe patronal e bancários prejudica clientes. Sindicato garante que abastecimento de caixas será realizado, independente de duração da greve.

Publicado em 05/10/2010 às 8:06

Do Jornal da Paraíba

A falta de dinheiro nos caixas eletrônicos em João Pessoa dificultou a vida de muitos pessoenses na segunda-feira (4). Desde o início da greve dos bancários, em vigor desde o último dia 29 de setembro, mais de 3,5 mil profissionais paralisaram atividades por tempo indeterminado em mais de 132 agências bancárias de região metropolitana de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Catolé do Rocha.

O Sindicato dos Bancários garantiu que o abastecimento dos caixas eletrônicos será realizado normalmente, independente da duração da greve.

No entanto, não é essa a situação verificada por muitos clientes em agências bancárias da Capital. Muitos clientes reclamaram que voltaram para casa sem dinheiro porque não havia cédulas nos caixas na hora do saque. “As contas vão acabar atrasando, assim como outros compromissos que eu tenho”, contou o aposentado José de Sousa.

Nas agências do Banco do Brasil localizadas no Centro da cidade o movimento de clientes era normal. Já nas da Caixa Econômica, havia filas com espera de cerca de meia hora.

O chefe de Fiscalização do Procon Estadual, Helton Renê, orientou a população como proceder no caso de não haver dinheiro disponível nos caixas eletrônicos. “A população deve imediatamente fazer uma queixa em uma das unidades do Procon para não ser prejudicada com a greve. O dinheiro deve ser abastecido nos caixas eletrônicos, e damos continuidade à fiscalização para garantir o cumprimento desse trabalho. Caso sejam constatadas irregularidades, tomaremos as medidas legais cabíveis”, contou.

Helton Renê aconselha os clientes a recorrerem a correspondentes bancários, agências lotéricas e aos Correios para o pagamento de faturas e compras, já que muitas empresas dão essa oportunidade. No caso do vencimento de uma conta que não foi paga devido a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, ele aconselha os consumidores a recorrerem ao Procon, formalizando uma reclamação, para não serem penalizados.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Marcos Henriques, a greve da categoria segue por tempo indeterminado. “Como até agora não recebemos nenhuma contraproposta por parte dos dirigentes bancários, a greve continua. Não temos uma previsão de quando ela vai acabar, pois ainda não fomos contatados pelos banqueiros para retomar as negociações”, informou.

Agências de CG permanecem fechadas

Todas as agências bancárias de Campina Grande ontem continuaram fechadas devido a greve nacional dos bancários deflagrada no dia 29 de setembro. Na última sexta-feira, uma decisão do juiz Flávio Londres da Nóbrega, da 4ª Vara do Trabalho de Campina Grande, determinou que o Sindicato dos Bancários não impedisse a entrada de funcionários e clientes do Banco Itaú. No entanto, a não abertura da agência ontem na cidade demonstrou que a decisão pela greve é dos próprios funcionários daquela instituição financeira.

A movimentação de cliente nos terminais de autoatendimento nas agências da cidade foi tranquila, sem que filas fossem formadas. Isso se deveu em grande parte a antecipação ao pagamento do governos Estadual e Municipal ter ocorrido na semana passada. O abastecimento de dinheiro nos caixas eletrônicos continua sendo feito normalmente.

Leia a reportagem completa no Jornal da Paraíba desta terça-feira (5)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp