icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Começa hoje ronda motorizada para reforçar segurança na UEPB

Sistema de monitoramento eletrônico da UEPB dispõe de 204 câmeras; imagens irão orientar ações ostensivas dos motociclistas.

Publicado em 06/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 21/06/2023 às 13:12

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inicia hoje um esquema de rondas motorizadas para reforçar a segurança no Campus I, em Campina Grande. Nove agentes de segurança da instituição estão sendo treinados para atuar com motocicletas no monitoramento da área que abrange a reitoria, a Central de Aulas e os demais cursos e serviços que funcionam no bairro de Bodocongó. Em 2013, estudantes e professores protestaram contra a insegurança no local.

O Grupo Motorizado de Rondas (GMR) vai atuar de forma integrada com o sistema de câmeras de vigilância para agilizar o atendimento a ocorrências registradas no campus da UEPB.

Atualmente, o sistema de monitoramento eletrônico da UEPB dispõe de 204 câmeras, instaladas nos setores internos e externos do Campus I. As imagens são repassadas para uma central de monitoramento que vai orientar as ações ostensivas dos motociclistas.

“Estão sendo adquiridos os equipamentos de rádio para garantir a comunicação com a central de câmeras, que vai orientar a ação dos agentes que farão o atendimento imediato em caso de qualquer sinistro no interior do campus, fazendo a comunicação direta para a polícia, caso seja necessário”, explicou Rodrigo Lima, consultor de segurança da UEPB responsável pela implantação do projeto. Todos os agentes do GMR são do quadro de servidores efetivos da universidade.

Em 2014, a UEPB investiu cerca de R$ 5 milhões em segurança, com a segurança terceirizada composta por 148 guardas e a instalação do monitoramento por câmeras, entre outras ações. “Além do trabalho educativo, de monitoramento e do aumento dos postos de vigilância armada, criamos as rondas, que vão garantir ainda mais proteção para estudantes, professores e servidores”, informou o pró-reitor de Infraestrutura da UEPB, Álvaro Luiz.

Além de garantir maior mobilidade para as ações de segurança, o grupo vai expandir a área de atuação dos agentes de segurança, efetuando rondas nas ruas internas e estacionamentos do campus universitário.

Desde ontem, os vigilantes que vão atuar no patrulhamento motorizado estão passando por treinamento, com aulas de motopatrulhamento, direção defensiva, técnicas de pilotagem e telecomunicação operacional. O treinamento termina hoje no Campo de Futebol do Departamento de Educação Física, das 13h às 17h. Logo após o término da capacitação o GMRI iniciará suas atividades.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp