VIDA URBANA
Começa a valer proibição de pagamento em dinheiro à noite nos ônibus de CG
Medida busca reduzir a circulação do dinheiro no serviço de transporte de passageiros na cidade.
Publicado em 01/02/2018 às 9:55 | Atualizado em 01/02/2018 às 11:48
A partir desta quinta-feira (1º), os ônibus de Campina Grande não vão mais receber pagamento em dinheiro no período noturno. Os usuários vão ter acesso aos coletivos exclusivamente com o uso do cartão eletrônico. A mudança tem validade apenas para o período noturno, começando às 20h, e seguirá em fase de projeto piloto pelos próximos 90 dias.
A substituição do pagamento em dinheiro pelo uso obrigatório do cartão busca reduzir a circulação do dinheiro nas linhas de transporte coletivo, no sentido de diminuir os casos de assaltos. A medida foi aprovada no dia 17 de janeiro, após uma audiência na sede do Ministério Público Estadual, com representantes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande e do Sindicato das Empresas de Passageiros de Campina Grande (SITRANS).
Apesar do uso obrigatório do cartão para o pagamento da tarifa à noite, os passageiros que não possuem o instrumento eletrônico não poderão ser barrados nos ônibus. Neste caso, o motorista de cada empresa concederá gratuitamente um cartão para o passageiro, e depois, o próprio passageiro deve procurar um dos pontos de recarga para quitar o débito devido o uso do serviço, conforme recomendação do Ministério Público Estadual.
A implantação da medida vai ser acompanhada pelo Ministério Público Estadual, através promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor e MP-Procon.
Uso do cartão
O cartão de passagem é fornecido gratuitamente pelas empresas e a recarga em crédito é feita pelos próprios passageiros em postos de atendimento. Devido à medida, o SITRANS informou que vai buscar ampliar os pontos de recarga de crédito. Para solicitar o cartão pela primeira vez, os passageiros devem procurar a sede do SITRANS, no terminal de Integração, no Centro da cidade. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: 3341-6788.
Comentários