icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Comerciantes de Campina Grande serão vacinados contra tétano e difteria

Além da vacinação, desde o início deste mês, as pessoas interessadas em receber preservativos estão sendo cadastradas pelos profissionais do posto de atendimento da Feira Central.

Publicado em 13/10/2011 às 11:12

Na sexta-feira (14), das 8h ao meio-dia, acontece a primeira etapa da campanha de vacinação contra tétano e difteria para os comerciantes da Feira Central, em Campina Grande. A vacinação vai acontecer no horário de atendimento do posto que está funcionando desde o dia 28 de setembro, em frente à administração da feira e realizando atendimentos aos comerciantes e frequentadores como verificação de pressão arterial, testes de glicemia capilar, inalação, nebulização, oxigenoterapia, retirada de pontos, curativos e primeiros socorros.

A preocupação da Secretaria Municipal de Saúde de vacinar os comerciantes, principalmente contra o tétano, se deve ao fato deles estarem mais expostos à doença, por utilizarem com mais frequência objetos cortantes. A doença considerada grave é causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani. Sob a forma de esporos, essa bactéria é encontrada nas fezes de animais e humanos, na terra, nas plantas, em objetos e pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele, como feridas, arranhaduras, cortes e mordidas de animais, pelas quais o microorganismo possa penetrar.

Além da vacinação, desde o início deste mês, as pessoas interessadas em receber preservativos estão sendo cadastradas pelos profissionais do posto de atendimento da Feira Central. “O cadastro está sendo feito para que tenhamos controle da demanda e da distribuição dos preservativos, que começa a partir de novembro”, explicou o responsável pelo posto de atendimento, Alexandre José Gomes Medeiros. Na Feira Central, de acordo com a administração, são 3,5 mil comerciantes e nos dias de maior movimento, 20 mil pessoas chegam a circular pelo local.

A iniciativa da instalação do posto foi da própria secretária de Saúde, Tatiana Medeiros, preocupada com o atendimento de primeiros socorros do grande número de pessoas que freqüentam a Feira Central. Nos casos de atendimentos de urgência e emergência, as pessoas estarão recebendo os primeiros socorros até a chegada dos profissionais do SAMU/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O posto de atendimento está funcionando as quartas, sextas e sábados, dias de maior movimento. A equipe responsável pelos atendimentos é formada por profissionais de enfermagem do Programa Campina Bem-Estar.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp