icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Comércio amplia horário e lojas ficarão abertas até as 22 horas

Estratégia visa atingir meta da CDL para crescimento de 15% nas vendas de Natal na Grande João Pessoa.

Publicado em 05/12/2009 às 10:43

De Jean Gregório do Jornal da Paraíba

Para atingir a meta do crescimento de 15% nas vendas de Natal e não perder competitividade com os shopping centers em dezembro, o comércio de João Pessoa começou a estender o horário até as 22h, além da abertura em todos os domingos.

O presidente da Câmara de Dirigentes de Lojistas em João Pessoa (CDL-JP), Jurandir Vasconcelos, avaliou que a primeira semana de dezembro foi considerada “de bom nível” para a maioria dos lojistas. “Visitei diversos estabelecimentos durante a semana e os comentários dos lojistas são de que as vendas estavam dentro do esperado”, frisou Jurandir.

A iniciativa privada pagou a primeira parcela desde o dia 30 de novembro e os servidores públicos federais já receberam a segunda parcela do 13º salário no segundo dia útil de dezembro. Já os aposentados e pensionistas do INSS começaram a receber a segunda parcela do 13º salário, no dia 22 de novembro.

Para reforçar o cenário otimista do comércio varejista da capital, a inadimplência apresentou nova queda em novembro. O SPC registrou retração de 24,9% no último mês, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O número de pessoas que ficaram com crédito suspenso recuou de 5,2 mil consumidores em novembro de 2008 para 3,9 mil no último mês.

Apesar de não levar em consideração diretamente a inadimplência nas compras com cartão de crédito e nos empréstimos bancários (pessoal e cheque especial), o SPC contabiliza a inadimplência em carnês, cheques e nos cartões personalizados das lojas. “O pessoense está cuidando mais de seus pagamentos em dia e caindo menos na inadimplência”, comentou Jurandir Guedes.

Já o número de consumidores que reabilitaram o crédito na capital caiu 32,9%. Em novembro de 2008, mais de 4,1 mil consumidores reabilitaram o crédito contra apenas 2,7 mil exclusões no último mês. Além da inadimplência em 2008 ter sido mais alta, a base de consumidores que foram incluídos no SPC nos onze meses de 2008 chega a ser 30 mil a mais (62%). Foram registrados nos onze meses 81,1 mil (2008) contra 50,2 mil consumidores em 2008.

O presidente da CDL, Jurandir Vasconcelos, informou que o crescimento do comércio pessoense registrou alta de 8,5% em novembro. “As expectativas para o Natal ficam ainda mais otimistas com os números de novembro, que combinam crescimento mais forte e menos inadimplentes no comércio”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp