VIDA URBANA
Comissão acompanha distribuição
Comissão composta por 46 membros, irá responder pela dispensação de medicamentos especiais do Cedmex.
Publicado em 25/08/2012 às 6:00
Foi adequada ontem a uma portaria do Ministério da Saúde a comissão de avaliadores e autorizadores da Secretaria de Saúde do Estado, composta por 46 membros, distribuídos nas 12 gerências paraibanas, que terão a missão de responder acerca da distribuição de medicamentos que é feita aos paraibanos cadastrados no Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex). Ao todo, são 23.128 pacientes cadastrados que recebem 242 tipos de remédios que combatem 79 doenças diferentes.
Em toda a Paraíba são 15 pontos de distribuição, sendo que somente na 1ª Gerência, em João Pessoa, existem três locais, nas demais sedes estaduais, há apenas um ponto onde os cadastrados no programa podem receber as medicações. De acordo com Gilcélia Menezes, diretora do Cedmex, essa comissão responsável por realizar esse acompanhamento já existia, e a partir de agora ela estará mais referenciada para acompanhar a verificação de pedidos para adesão ao programa.
“Nosso objetivo é verificar se os exames e os documentos apresentados pelas pessoas estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Existe a necessidade de se atender a quesitos técnicos, como preenchimento de cadastro, como também aspectos médicos, que é direcionado à avaliação de laudos médicos feito tanto pelo serviço de saúde público, como também de clínicas particulares credenciadas”, destacou a diretora.
Dentre as doenças que existem mais pacientes que recebem as medicações, estão a osteoporose, Alzheimer e Parkinson. Gilcélia ainda acrescentou que em João Pessoa, além da sede da 1ª Gerência, os pacientes podem receber os remédios na Unidade de Transplantados e no Centro de Referência de Hepatite. Ela ainda destacou que os usuários do serviço deverão receber os medicamentos ainda este ano em um novo local, no Centro de Esclerose Múltipla.
“Essa é uma proposta que está muito perto de ser concretizada.
Acredito que este ano ainda teremos mais um local disponível em João Pessoa, o que será muito importante que poderemos aumentar a nossa demanda de distribuição, uma vez que possamos ter mais pessoas assistidas pelo programa”, disse a diretora. Para ter acesso ao serviço de distribuição de medicamentos, o usuário precisa se cadastrar no site da Secretaria Estadual através da opção Assistência Farmacêutica, ter o cartão SUS, apresentar na Gerência Regional os laudos médicos, documentos sociais, além da receita dos remédios e os exames exigidos. O prazo para a validação do pedido é de 15 dias.
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