VIDA URBANA
Como conservar os alimentos com higiene
Segundo o 'Dr. Bactéria', é preciso prestar atenção ao estado dos alimentos e às embalagens no momento da compra.
Publicado em 13/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 17:52
Alimentar-se é fundamental para o bem-estar e a manutenção da saúde. A carência, porém, de cuidados básicos com a higiene dos alimentos pode comprometer bastante este hábito tão importante. Fatos recentes, como a suspensão da venda de um lote de ketchup pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por conta de pelos de ratos e o destaque que a divulgação de outros produtos com problemas de fabricação, como o que envolve uma conhecida marca de refrigerante, estão aumentando cada vez mais a preocupação com o que é consumido.
Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, mais conhecido como 'Dr. Bactéria', prestar atenção ao estado dos alimentos e às embalagens no momento da compra é essencial.
“A falta disso pode contribuir para a contaminação por microrganismos patogênicos – que podem ocasionar doenças – e sua multiplicação. Os resultados são as chamadas Doenças Veiculadas por Alimentos (DVAs), que podem significar desde casos de diarreias e vômitos, até a morte”, alerta.
Ainda conforme ele, higienizar latas e garrafas é algo que deve fazer parte da rotina por evitar sérios problemas de infecção.
“Assim como outras embalagens, elas podem ter sido contaminadas durante a armazenagem e conter microorganismos maléficos. Todo cuidado é pouco, pois muita gente as leva diretamente à boca”, afirma.
“A melhor maneira de realizar a limpeza destes itens é lavar com água corrente e passar um papel absorvente para enxugar. A não realização do procedimento pode levar a presença de germes, como a bactéria causadora da leptospirose”, ressalta.
Sobre os legumes e as verduras, 'Dr. Bactéria' aconselha seguir algumas medidas simples. “Deve-se refrigerá-los por pelo menos 2 horas, lavar em água corrente, imergir em solução de 1 litro de água com uma colher de sopa de água sanitária – de boa procedência, nova e sem perfume – por 5 minutos e enxaguar em água limpa”, indica.
O biomédico faz questão de deixar claro a diferença entre limpeza e higienização. “A limpeza significa eliminação de sujidades visíveis, já a higienização é a somatória de limpeza mais desinfecção, que é a eliminação de microrganismos, sobretudo os patogênicos”, explica.
Além disso, o biomédico destaca a forma como os alimentos devem ser guardados, principalmente os cozidos. Nesse grupo as carnes merecem cuidados na manipulação e armazenagem, conforme quadro abaixo. (Especial para o JP)
Comentários