icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Comprador deve ficar atento às irregularidades na construção

Pessoas se deixam levar pela emoção e acabam esquecendo que é preciso tomar algumas precauções antes de fechar o contrato.

Publicado em 12/02/2012 às 8:00

Na ânsia de concretizar o sonho da casa própria, muitas pessoas se deixam levar pela emoção e acabam esquecendo que é preciso tomar algumas precauções antes de fechar o contrato. De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), não faltam irregularidades no setor da construção civil de João Pessoa. Isso implica dizer que quem pretende comprar um imóvel deve ficar atento a todos os detalhes, para não cair no 'conto do vigário'.

O alerta serve principalmente para os prédios construídos nos bairros da zona sul da capital, onde o boom da construção civil é mais evidente. Pelos números do Crea-PB, em 2010 foram contabilizadas 3.135 notificações em obras em andamento. Do total, 1.320 foram na Grande João Pessoa, o que corresponde a 42%. O restante – 1.815 notificações – é referente às demais cidades paraibanas.

O assessor técnico do órgão, Corjesu Paiva, explica que para evitar dor de cabeça futura, as pessoas que pretendem comprar um imóvel devem ter paciência e exigir documentação que comprove a legalidade da obra. “Infelizmente não é isso que acontece, muitas vezes por falta de conhecimento do comprador”, declara. Toda obra deve – obrigatoriamente – ter a autorização do Crea e da prefeitura. Caso contrário, ela está irregular.

Pelo alto número de construções registradas nos últimos anos, a zona sul da capital é a mais sujeita às irregularidades, segundo Paiva. O Crea possui apenas cinco fiscais para toda a cidade, o que implica dizer que seria impossível saber as condições de construção de cada imóvel. “Diante dessa realidade, os compradores precisam ficar atentos para evitar o prejuízo futuro”, orienta.

O casal de noivos Fernanda Gonçalves e Júlio Dias está com casamento marcado para junho do próximo ano, mas a procura por apartamento começou há mais de oito meses. Sempre que têm folga, eles saem em busca de imóvel. “Estamos pesquisando, mas não temos pressa para comprar, somos exigentes e fazemos questão de analisar todos os detalhes”, conta. A pretensão do casal é a compra de um apartamento de dois quartos na zona sul da capital.

A expansão imobiliária pode ser facilmente observada nos bairros de Mangabeira, Bancários, Jardim Cidade Universitária, Água Fria, Geisel e Valentina. Apesar de não elencar exatamente quais prédios estariam irregulares, o Crea admite que os problemas existem. Antes de comprar o imóvel, é preciso verificar a idoneidade da empresa que está ofertando a casa ou o apartamento.

A orientação do Crea é que o comprador peça referências da última construção realizada pela empresa e, se possível, converse com seus moradores para tomar conhecimento de possíveis problemas. A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é outro documento que deve ser exigido. O construtor tem a obrigação de apresentar um relatório contendo todo o material que será utilizado na obra, desde a fechadura à instalação elétrica.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp