VIDA URBANA
Conclusão da duplicação da BR-101 é adiada
Trecho vai ligar o município de Lucena (PB) à divisa com Pernambuco.
Publicado em 05/10/2011 às 8:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 14:52
A conclusão dos últimos 55 quilômetros duplicados da BR-101 que cortam a Paraíba deve ser adiada para dezembro de 2012. O trecho vai ligar o município de Lucena (PB) à divisa com Pernambuco. Inicialmente, a previsão era que os serviços fossem concluídos até o final de dezembro de 2011, mas as chuvas atrasaram o final dos trabalhos.
A informação é do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Gustavo Adolfo Andrade de Sá. Segundo ele, a quantidade de chuva nos oito primeiros meses deste ano foi superior à média registrada durante o ano todo de 2010. No ano passado, o volume pluviométrico alcançou média de 1.502 milímetros. Já de janeiro a agosto de 2011, esse índice foi de 1.458, no interior, e de 2.070 no Litoral da Paraíba.
“Por conta disso, as obras de duplicação tiveram que ser paralisadas durante quatro meses. Os trabalhos foram interrompidos de maio a agosto deste ano”, conta o superintendente do Dnit.
Com a conclusão dessa etapa dos trabalhos, os 129 quilômetros da BR 101 que cruzam municípios da Paraíba ficarão duplicados. Além da outra parte do asfalto, os trabalhos incluem a construção de pontes, passarelas, marginais e viadutos.
Dos 129 quilômetros, 74 já foram concluídos e entregues à população pelo Dnit este ano. O trecho liberado ao tráfego liga Lucena (PB) ao Rio Grande do Norte. Segundo o superintendente do Dnit, com a duplicação, foi reduzido em 40 minutos o tempo da viagem entre Paraíba e Rio Grande do Norte.
As obras vêm sendo executadas por equipes do Grupamento de Engenharia de João Pessoa e do 2º Batalhão de Construção e Engenharia de Teresina (PI) e supervisionadas pelo Dnit.
Dos trabalhos que ainda faltam ser concluídos, está prevista a construção de um viaduto em frente ao Comando do Corpo de Bombeiros, que fica em Marés, em João
Pessoa, e marginais que darão acesso ao Aeroporto Castro Pinto.
Segundo Gustavo Adolfo, foi o próprio Exército Brasileiro que solicitou a prorrogação do prazo para conclusão dos trabalhos. No entanto, o pedido ainda não acatado. “Dos 55 quilômetros restantes, 70% já estão concluídos. Acreditamos que os outros 30% possam ser feitos antes de dezembro de 2012. Por isso, estamos analisando o pedido e a situação para definir o prazo da conclusão da duplicação”, declarou.
Comentários