icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Condutores em João Pessoa desrespeitam faixa exclusiva para ônibus na Epitácio

 Problema, que acontece na Avenida Epitácio Pessoa, é denunciado pelos próprios motoristas, que reclamam da falta de fiscalização

Publicado em 03/01/2015 às 8:55 | Atualizado em 01/03/2024 às 12:46

Motoristas que trafegam diariamente pela Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, continuam a invadir a faixa exclusiva para ônibus.

Os próprios condutores reclamam que por falta de fiscalização da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) os veículos acabam transitando na faixa dos ônibus. A operação faixa exclusiva de circulação de ônibus, que totaliza sete quilômetros reservados para o transporte coletivo de passageiros, fez um mês na última quinta-feira, dia 1º de janeiro.

Segundo os condutores de carros e motocicletas, o espaço não está cumprindo com sua funcionalidade e pode estar contribuindo para formação de congestionamentos. Para o técnico de informática Jackson Pimentel, que conduz diariamente uma motocicleta pela avenida, a faixa exclusiva ainda não atingiu seu objetivo de ordenar o trânsito e garantir o fluxo dos ônibus em um único espaço. “Não está funcionando, a faixa só atrasa mais o trânsito. Ficamos apenas com duas faixas e o espaço é pouco para o fluxo de veículos que passam todos os dias na Epitácio Pessoa”, comentou.

O taxista Márcio Mousinho explica que a faixa exclusiva não ajudou a tornar o trânsito fluido e que os condutores ainda não assimilaram o novo espaço. “Falta educação da população, está do mesmo jeito, não mudou nada. Ficou complicado porque o fluxo de carros é maior do que o de ônibus. Os carros continuam do mesmo jeito, o trânsito não mudou com a faixa e o trânsito continua problemático”, relatou.

Os motoristas de carros, como a advogada Rosana Gadelha, ressaltam que não há agentes da Semob para fiscalizar ou até mesmo distribuir material educativo para a população, o que dificulta o cumprimento da nova norma e a conscientização dos condutores. “As pessoas não começaram a respeitar o espaço, existe a necessidade de um processo de aprendizado, conscientização e educação”, frisou. Assim como a advogada, o motorista Cristiano Muniz ratifica a ausência da Semob nesse momento de introdução do novo sistema de trafego.

“Falta conscientização da população, porque os ônibus também não respeitam, saem da faixa deles e vão para as faixas dos carros.

A Semob deveria orientar para depois fiscalizar e punir”, concluiu.

O que diz a Semob

Em resposta, a assessoria da Semob garantiu que a faixa exclusiva está em período educativo, permanecendo assim até este mês de janeiro, onde serão iniciadas as fiscalizações. No entanto, ações estão sendo realizadas, como a distribuição de panfletos e palestras, com o intuito de ampliar o índice natural de respeito. Ainda de acordo com o órgão, foi registrado no primeiro momento que quase 90% dos condutores respeitam a faixa exclusiva para ônibus.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp