VIDA URBANA
Confira em detalhes como serão os 14 km da Romaria da Penha
Romaria parte às 22h da igreja de Lourdes, no Centro. Romeiros devem chegar ao Santuário da Penha por volta das 4h.
Publicado em 23/11/2015 às 14:23
Ocorre neste sábado (28) a 252ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa. O percurso de quase 14 km começa às 22h em frente à igreja de Lourdes, na avenida João Machado, no Centro, e termina no Santuário da Penha, na orla da capital. No ano passado, 450 mil fiéis participaram da caminhada.
De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, a romaria irá começar após a Bênção de Envio, feita pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Após a avenida João Machado, os romeiros seguem pela avenida Dom Pedro II até o viaduto do trevo universitário, chegando à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Após a UFPB, a romaria entra pela principal avenida dos Bancários, a Walfredo Macedo Brandão. Na altura do antigo prédio do INSS, ainda na avenida, os romeiros completam metade do percurso. No Trevo das Mangabeiras, os trios elétricos, carros de som, e o carro-andor vão dobrar à direita na Rua Paulino dos Santos Coelho; mais à frente vão dobrar à esquerda, passando pela Rua Celso de Paiva Leite e no fim dobram à esquerda, entrando na Avenida Hilton Souto Maior e seguindo por baixo do viaduto.
Os romeiros passam ainda pela entrada do Quadramares antes de passar pela subida para a Penha até a rua que leva ao Santuário. A chegada do carro-andor ao local deve ocorrer às 4h da manhã do domingo (29), quando será celebrada uma Missa Campal por Dom Aldo.
Confira o percurso detalhado
Início: a Romaria começa depois da Bênção de Envio, feita pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, com a participação do organizador geral da Romaria, Pe. Luiz Antônio de Oliveira, às 22h, em frente à igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na Av. João Machado, no Centro da Capital (Obs.: a caminhada começa neste local porque a igreja de Lourdes era a Igreja Matriz da Paróquia da qual o Santuário da Penha fazia parte. Hoje o Santuário pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Altiplano Cabo Branco).
1km: os romeiros seguem pela Av. João Machado. Eles completam 1 quilômetro de percurso quando passam em frente ao Instituto Cândida Vargas.
2km: após a Av. João Machado, os romeiros seguem pela Av. Dom Pedro II e no início da Mata do Buraquinho completam 2 quilômetros de caminhada.
3km: na entrada do Jardim Botânico.
4km: após o viaduto do trevo universitário, na chegada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
5km: quando passam em frente ao Centro de Tecnologia da UFPB, os romeiros completam 5 quilômetros de percurso. Em seguida entram nos Bancários pela principal do bairro: a Avenida Walfredo Macedo Brandão.
6km: Praça da Paz, no bairro dos Bancários.
7km: quando os romeiros passam em frente ao antigo INSS, na principal avenida do bairro dos Bancários, vão estar no meio do percurso.
8km: no Trevo das Mangabeiras.
Lembrando que, neste ano, há uma pequena mudança na área do Trevo das Mangabeiras. Logo após o Centro de Controle de Zoonoses, os trios elétricos, carros de som, e o carro-andor vão dobrar à direita na Rua Paulino dos Santos Coelho (na lateral do Centro de Zoonoses). Mais à frente vão dobrar à esquerda, passando pela Rua Celso de Paiva Leite (atrás da Cehap) e no fim dobram à esquerda, entrando na Avenida Hilton Souto Maior, seguindo pela “contramão” (mas o tráfego vai estar interditado para os carros por causa da Romaria), passando por baixo do viaduto, e indo, normalmente, pelo percurso antigo, até o Santuário da Penha. O motivo da mudança é a impossibilidade de os trios elétricos darem a volta pelo Trevo das Mangabeiras.
9km: em frente ao CNEC, já na Estrada da Penha.
10km: na entrada do Quadramares os romeiros completam 10 quilômetros de caminhada.
11km: na subida para a Penha.
12km: na entrada da Penha.
13km: na rua que leva ao Santuário. A Romaria termina no Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha, na Orla da Capital. Uma Missa Campal vai ser celebrada pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, no campo de futebol que fica ao lado do Santuário. A Missa começa assim que o carro-andor chegar ao Santuário, o que deve acontecer por volta das 4h da madrugada do domingo, dia 29 de novembro.
Comentários