icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Conheça as tendências primavera/verão 2014

Valendo-se de muitas linhas e tons fortes estampas étnicas prometem ser a peça-chave no guarda-roupa feminino.

Publicado em 25/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:21

Com o mês de setembro cada vez mais próximo, o mundo fashion se prepara para receber uma nova estação. As vitrines das lojas mudam, os editoriais de moda lançam apostas e as tendências começam a se delinear. Segundo especialistas, além das estampas de azulejo português, que continuam fazendo a cabeça das mulheres, para a primavera/verão 2014, tudo indica que as estampas étnicas serão sensação.

Valendo-se de muitas linhas e tons fortes, elas, que vêm chamando a atenção de fashionistas há algum tempo, prometem ser a peça-chave no guarda-roupa feminino. Isso é o que garante o produtor de moda Jefferson Batista. “As estampas de motivos étnicos têm tudo para invadir as ruas. Elas já são tendências em outros países, possuem informação cultural, além de efeito visual. Inspiradas em índios americanos, asiáticos, astecas e nas tribos africanas, essa já foi uma tendência nos anos 70, mas hoje volta repaginada”, explica.

De acordo com a consultora de estilo e imagem María Julia Costa, outra aposta que tem tudo para ser o hit da temporada é a alfaiataria. “Ela continua sendo considerada um luxo, pois consegue vir com um toque atual, remodelado e bastante feminino”, afirma. Ela acrescenta: “atualmente, as peças de alfaiataria que resgatam e exploram o universo esportivo são tendência no estilo 'esporte minimal', assim como o genderless – termo que significa não possuir identidade de gênero –, pautado na construção de peças influenciadas pelo guarda roupa masculino. É heterogêneo e minimalista, porém bastante feminino”.

No quesito cores, além dos tons alegres, já característicos da época, o que tem sobressaído e ganhado relevância é a combinação do preto e branco. Segundo Jefferson Batista, a dupla de cores continua sendo imbatível e uma aposta acertada. “Nessa temporada não teve pra ninguém. O preto e branco foi sucesso absoluto nas passarelas internacionais, estando presente em todas as coleções e traduzindo um espírito clássico a todas elas. Além disso, imprime personalidade imediata a quem o usa, sendo mais visto em listras verticais e estampas quadriculadas”, frisa.

Se o objetivo é estar bem vestida, o produtor de moda dá alguns toques que podem ajudar na escolha das peças da próxima estação. “Para um look casual, eu recomendo as saias ou shorts assimétricos, que estão na crista da onda. Podem ser usados com camisetas e um salto para deixar o visual menos despojado.

Já para um look formal, podemos abusar dos vestidos com inspiração marinha, mangas e babados que remetem às ondas e barbatanas dos peixes”, aconselha.

“Com o look de trabalho, é essencial prezar pela elegância sempre. Investir em um bom blazer e uma calça flare ou de linho dificilmente vai dar errado. Peças clássicas funcionam em qualquer ocasião”, finaliza Jefferson.

TECIDOS APARECEM LEVES E FLUIDOS

Quanto aos tecidos, a primavera/verão 2014 continua seguindo o clima leve e descontraído tão próprio da estação. Segundo a consultora de imagem e estilo María Julia Costa, o que estará em alta são os itens delicados, finos e sutis. “Vamos ver peças fluídas, leves e menos coladas ao corpo. Dentre elas, as sedas, crepes e cetins, na sua maioria em vestidos longos, pantalonas e chemises”, conta.

O produtor de moda Jefferson Batista concorda e ainda amplia o leque de opções para serem usadas durante o período. “Os tecidos estão mais transparentes, musseline, cambraia e chiffon são os principais vistos nas vitrines, além de serem ideais para o nosso clima. As peças aparecem curtas e assimétricas, com muita leveza e modelagem ampla sempre”, afirma.

Em tempos de reciclagem e sustentabilidade no meio fashion, o ideal é prestar atenção no guarda-roupa, ver o que se pode aproveitar e só depois ir em busca das novidades, essa é a dica de María Julia. “Quando uma nova temporada chega, é preciso fazer uma retrospectiva e analisar o que já tem no seu closet, para depois fazer novas compras e atualizar o figurino”, sugere.

Para ela, em relação às novas tendências, o recomendado é não arriscar no ambiente profissional, que pede um pouco mais de seriedade no look. “Use peças da moda fora do trabalho, caso tenha uma profissão mais formal, mas se puder misturar, prefira as estampas menos chamativas, com cores lisas e em tons suaves. Evite exageros, eles só prejudicam a nossa imagem deixando-a sem identidade e até nos afastando dos nossos objetivos”, adverte.

JEANS COLORIDOS VÃO INVADIR A ESTAÇÃO

A nova estação traz também a alegria das tonalidades vibrantes e chamativas para o velho conhecido jeans. Considerado uma peça coringa no visual de qualquer pessoa, ele surge com características novas, conforme María Julia. “O clássico jeans chega bastante diferente em cores bem vivas, dentre elas o azul, mostarda, vermelho, verde e branco. Nas lavagens, o 0 e o destroyed garantem peças modernas, pois chegam rasgadinhas e despojadas, ideais para looks casuais e esportivos”, indica.

Jefferson Batista diz enxergar o jeans como uma peça cada vez mais democrática e cita os modelos mais em voga atualmente.

“Usando um jeans boyfriend bem folgado ou um skinny bem apertado, você vai estar na moda. Vale a pena pesquisar o que fica melhor com cada tipo de corpo, lembrando que o truque de styling pra o jeans skinny é a barra dobrada, todos estão usando”, garante.

E para adequar o jeans colorido a outras situações, María Julia sugere algumas combinações. “Para as mulheres que desejam uma produção mais elegante, garantir um look sofisticado e glamouroso com jeans, sugiro apostar em sandálias metalizadas e camisas em tecidos de seda”. A consultora de estilo completa: “muito além da moda e das tendências da temporada, é necessário que você olhe para seu estilo, interprete e traduza o que realmente gosta e funciona para a sua necessidade.” (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp