icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Conheça os benefícios e perigos dos chás

Bebida previne doenças e ajuda na qualidade da saúde, mas também pode oferecer riscos.

Publicado em 04/12/2011 às 8:00


Para dores de cabeça, barriga, acalmar o sistema nervoso, curar da gripe, aquecer o corpo do frio, prevenção de doenças ou até mesmo na melhoria da qualidade da saúde. Esses são alguns benefícios que a ingestão de chás oferece à população. A origem desse produto ainda é desconhecida, apenas se sabe que iniciou o consumo na China há cinco mil anos.

Os benefícios das chamadas “drogas vegetais” passam de geração em geração. Além disso, as plantas passam por estudos científicos para apontar os resultados no tratamento de doenças e incômodos do cotidiano como as dores nos sistemas digestivo e nervoso. Sem contar que estudiosos analisam as partes de cada planta para verificar de servem para fazer chás.

A farmacêutica e bioquímica Maria das Graças da Silva comentou que os chás podem servir para acalmar (uso da camomila), no tratamento de cólicas abdominais e durante o processo febril. Ela destacou que “o chá bem feito é melhor do que qualquer remédio”. No entanto, a especialista recomenda que o chá não deve ser tomado com medicamentos porque impede os resultados de ambos.

Além dessa contraindicação, Maria das Graças, que também é professora da disciplina de fitoterapia da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM), disse que as gestantes não podem consumir qualquer tipo de chá porque pode provocar abortos ou levar a má formação congênita da criança.

“Algumas substâncias das plantas podem trazer esse malefício, por isso não recomendamos. Estudos já provaram a existência desse problema”, observou.

De acordo com a especialista, pessoas portadoras de diabetes também podem tomar chás. A dica é procurar a quixabeira e a pata-de-vaca – plantas medicinais que auxiliam no tratamento da doença.

“A diferença é que uma pessoa com essa patologia não vai poder beber o chá com açúcar”, pontuou Maria das Graças da Silva.

Um dos sonhos, principalmente das mulheres, emagrecer também tem um grande aliado – o chá verde. Estudos, segundo a farmacêutica, comprovaram que esse tipo de bebida contém substâncias químicas termogênicas que são responsáveis pela queima de gordura.

A recomendação é que seja consumida uma hora antes de todas as refeições. No entanto, aqueles que têm insônia devem evitar durante o jantar. (Especial para o Jornal da Paraíba)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp