VIDA URBANA
Conselho de Educação Física da PB notifica nove por exercício ilegal nas redes sociais
Os notificados estão em João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Araruna e Aguiar.
Publicado em 13/04/2020 às 16:13
O Conselho Regional de Educação Física da Paraíba (CREF-PB) recebeu, só na última semana, aproximadamente 20 denúncias envolvendo pessoas que estariam usando as redes sociais para prescrever treinos durante a quarentena, sem a devida comprovação de que são profissionais habilitados e registrados. Depois da análise da equipe de fiscalização do Conselho, foram efetuadas nove notificações. Outras dez pessoas estão sendo monitoradas.
Cinco notificados estão em João Pessoa, três em Campina Grande e outras cidades como Araruna, Aguiar e Cajazeiras têm uma pessoa notificada, em cada. Por causa, principalmente, do fechamento das academias, muitas pessoas estão praticando atividades físicas em casa, seguindo orientações repassadas por aplicativos de redes sociais.
De acordo com o presidente do CREF-PB, Francisco Martins da Silva, a prescrição e a orientação de atividades de condicionamento físico, mesmo de forma online, devem ser feitas por profissionais e empresas devidamente registradas no Sistema dos conselhos Federal e Regional de Educação Física.
“Estamos entrando em contato com os supostos infratores e, se comprovamos o descumprimento da Lei, são tomadas as medidas cabíveis”, declarou.
A empresa ou pessoa física que realiza prescrição ou orientação de exercícios físicos, sem integrar o referido Sistema, está infringindo o Art. 47 do Decreto Lei 3688/41, exercendo ilegalmente a profissão de Educação Física. Os notificados têm 15 dias para apresentar contestação junto ao CREF-PB.
Para denúncias neste período de quarentena, o atendimento está sendo feito pelo telefone (83) 98832-0237, além dos e-mails [email protected] ou [email protected].
Comentários