VIDA URBANA
Consepe decide calendário do PSS
Até o fim desemana, a Coperve divulgará o calendário com as datas de cada etapa do Processo Seletivo Seriado (PSS-2013).
Publicado em 06/11/2012 às 8:00
Até o final desta semana, a Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgará o calendário com as datas de cada etapa do Processo Seletivo Seriado (PSS-2013). Entre os prazos que serão estabelecidos, haverá um dedicado exclusivamente para os candidatos que já estão inscritos no processo e que desejam optar pelo sistema de cotas.
Os detalhes sobre esse assunto serão definidos às 9h de hoje durante a reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), maior órgão deliberativo da UFPB. O encontro ocorrerá no prédio da Reitoria da UFPB. As informações foram repassadas ontem pelo pró-reitor de Graduação da UFPB, Valdir Barbosa.
O calendário do PSS-2013 foi suspenso no dia 23 de outubro para que fossem feitas as adequações às normas previstas na Lei Nº 12.711/ 2012, mais conhecida como Lei das Cotas. A legislação determina que metade das vagas oferecidas pelas instituições federais de ensino superior no país seja destinada apenas a estudantes da rede pública.
O pró-reitor afirmou que a reunião do Consepe não vai definir as datas para a aplicação das provas. O motivo é que essa decisão tem caráter administrativo e ficará a critério apenas da Coperve e da Pró-Reitoria de Graduação da UFPB. Barbosa acrescentou que as datas estão sendo estudadas pela Coperve e que há uma preocupação para que os dias escolhidos não coincidam com o de outros vestibulares que serão realizados no Nordeste.
De acordo com o pró-reitor, a previsão é que a primeira fase do PSS, ou seja, a aplicação dos testes relativos à 1ª e 2ª séries ocorra até dezembro deste ano. Já os exames da 3ª série ficarão para janeiro. O resultado deverá sair entre o final de fevereiro e começo de março. “Por causa da greve dos professores e servidores da UFPB, que durou quatro meses, o período letivo 2013.1 só começará em maio do próximo ano. Com isso, acredito que teremos tempo suficiente para divulgar resultado, convocar os aprovados, realizar cadastramento e matricular os alunos”, disse.
Comentários