icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Construção de condomínio popular causa polêmica em João Pessoa

Moradores afirmam que as obras podem prejudicar ainda mais a nascente do rio Cabelo, que sofre com a poluição e o descaso dos poderes públicos.

Publicado em 26/06/2015 às 8:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 15:39

Moradores do bairro Cidade Verde em João Pessoa divergem de opinião em relação à construção do condomínio Vista Bela I nas proximidades do rio do Cabelo. A edificação será resultado da parceria entre a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) e o Sindicato dos Comerciários e conta com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF). Contudo, os moradores afirmam que as obras podem prejudicar ainda mais a nascente do rio que sofre com a poluição e o descaso dos poderes públicos.

O comerciante Antônio de Pádua é contra a construção do condomínio Vista Bela I. Ele gostaria de ver no local algo pensado para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.“Estávamos esperando uma área de lazer, de contemplação, uma revitalização do rio, mas só o que aparece é essa construção. Sou totalmente contra”, pontuou.

Ambientalistas também denunciam o descaso com o local. De acordo com o protetor do meio ambiente Severino Cândido, a região é uma Área de Preservação Permanente (APP) que não deveria ter construções em seus arredores. “O bairro Cidade Verde era um local de mananciais, mas desmataram tudo para realizar diversas construções, mas ninguém diz nada, ninguém faz nada”, denunciou. “Ali era para ser revitalizado”, declarou.

Por sua vez, o caso do militar aposentado Geraldo Luis de Sousa é favorável à construção do condomínio.“A área fica depois do rio e se for para beneficiar a população, eu sou de acordo”, comentou.

O condomínio Vista Bela I é uma iniciativa do Sindicato dos Comerciantes que possui uma demanda pré selecionada de 64 pessoas que deverão ocupar os apartamentos que serão construídos no local. As obras serão financiadas pela CEF e farão parte da faixa dois do programa Minha Casa, Minha Vida, direcionado para pessoas com renda entre três e seis salários mínimos. Conforme o diretor técnico da Cehap, Cláudio Batista, a área nunca foi de preservação, tanto que a obra possui aprovação da Sudema para ser construída.

“Desde a aprovação do loteamento aquela área nunca foi de preservação. Temos autorização da Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente). A Semam (Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa) tem conhecimento e estamos no aguardo do alvará de construção, que deverá sair nos próximos dias”, explicou.

Batista ainda revelou que não está previsto que os moradores das margens do rio do Cabelo serão beneficiados. “A área em que será construído o condomínio fica pouco depois das margens do rio, onde não há moradores. O terreno é pertencente à Cehap e terá um direcionamento específico, mas se tem moradores ribeirinhos, eles provavelmente devem se encaixar na faixa de 0 a três salários mínimos. Não tínhamos conhecimento da sua presença lá, mas agora iremos até o local para ver se essas pessoas são cadastradas e tentaremos encaixá-las para serem posteriormente beneficiadas”, finalizou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp