icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Contra fim do Minc, manifestantes ocupam sede do Iphan em João Pessoa

Grupo ocupou sede do órgão, localizada na Praça Antenor Navarro, na tarde desta quinta-feira.

Publicado em 19/05/2016 às 17:13

O prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB), na praça Antenor Navarro, em João Pessoa, foi ocupado na tarde desta quinta-feira (19) por um grupo de manifestantes. Os ocupantes estão portando faixas contra o presidente interino Michel Temer e protestam contra a extinção do Ministério da Cultura (Minc).

De acordo com os manifestantes, a ocupação é aberta para qualquer pessoa que queira se juntar à causa. Atividades culturais estão sendo planejadas no local para a noite desta quinta.

Diversas sedes estaduais do Iphan estão sendo ocupadas por manifestantes nas cidades de Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio Grande do Norte (RN) e Aracaju (SE) há pelo menos três dias. O órgão divulgou uma nota sobre os protestos nesta terça (17).

"Em todos os locais, os dirigentes do Iphan vem obtendo a cooperação dos manifestantes no sentido de permanecerem em áreas externas, preservarem os acessos e espaços públicos, em especial os tombados, e não afetarem o funcionamento e a segurança das unidades. Não há registro de incidentes ou interrupções das atividades do Iphan, que seguem normalmente", diz a nota.

Leia abaixo o comunicado oficial na íntegra:

“O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem presenciando ocupações e manifestações, em suas sedes, organizadas por movimentos culturais e por profissionais ligados à Cultura. Até o momento, há manifestantes nas sedes do Iphan em Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio Grande do Norte (RN), Aracaju (SE) e no Edifício Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), compartilhado com outros órgãos federais da Cultura.

Em todos os locais, os dirigentes do Iphan vem obtendo a cooperação dos manifestantes no sentido de permanecerem em áreas externas, preservarem os acessos e espaços públicos, em especial os tombados, e não afetarem o funcionamento e a segurança das unidades. Não há registro de incidentes ou interrupções das atividades do Iphan, que seguem normalmente.

O Iphan é uma autarquia do Governo Federal que há 80 anos atua na preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro. Entre os órgãos federais da Cultura é o que apresenta maior capilaridade, sendo, em muitos estados, a única representação oficial do Governo Federal ligada à Cultura. A instituição possui Superintendências em todos os Estados e no Distrito Federal, além de escritórios técnicos e casas do patrimônio em cidades do interior que possuem conjuntos tombados ou reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.”

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp